A Sala José Cândido de Carvalho recebe a exposição “Bem Brasil”, de Clara Infant, com curadoria assinada por Desirée Monjardim.

São cerca de 20 obras, que giram em torno da pintura e, algumas delas, quase se tornam objetos escultóricos. A artista constrói, desconstrói, ressignifica o material, deslocando-o de seu sentido utilitário. Assim, os trabalhos adquirem formas com contornos ora definidos, ora imprecisos. “Trabalho com tapetes populares, multicoloridos. As intervenções que faço sobre eles geram novas formas e tramas. Essas configurações podem nos remeter a desenhos inusitados”, explica Clara.


    Bem Brasil  

    Tapetes populares, a preço acessível no mercado, dão o tom da exposição. Eles nos remetem a um Brasil esfacelado em suas políticas públicas e, ao mesmo tempo, múltiplo em seus movimentos alternativos diante das adversidades.

    As tramas são desfeitas, retrançadas, reconfiguradas. Geram linha, plano e espaço de potência criativa.

    Os rolotês multicoloridos, nos falam de um Brasil multifacetado, miscigenado, plural e sobretudo resiliente.

    Está visível uma memória de “retiradas", de recortes que nos remetem a uma “falta”, assentindo nessas subtrações uma eco-lógica de precariedades que nos assolam aqui  e no mundo. O que atrai nosso olhar, em princípio, é essa multiplicidade de cores e linhas. Uma trama ao mesmo tempo leve e grave . Expressam uma maleabilidade, criando estruturas pouco comuns e de contornos às vezes imprecisos. Causam um estranhamento, mas falam de uma coragem de dar transparência ao sentir .

    É uma construção poética que mantém a simplicidade e articula cor, desenho, pintura, costura e escultura. Bem Brasil lava a minha alma e nos remete a uma “volta por cima” que também a arte torna possível.

    Clara Infante, verão de 2019.
    Artista visual e psicanalista





SERVIÇO:
Exposição “Bem Brasil”, de Clara Infante
Curadoria: Desirée Monjardim
Visitação: de 12 de fevereiro a 6 de abril de 2020, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sala José Candido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói-RJ
Informações: (21) 2719-6939/2719-9900




Tags:






Publicado em 15/03/2020

Amanda Erthal inaugura mostra "Discursos sobre a Feminilidade" Até 24 de maio de 2024