A história da humanidade encontra o futuro da arte na obra criada pela artista transmídia, pesquisadora e musicista brasileira Cândida Borges e seu parceiro, o artista colombiano e escritor Gabriel Mario Vélez.
O trabalho, intitulado em Latim Transeuntis Mundi, está em exibição no Museu de Arte Contemporânea em Niteroi, de 8 a 12, e online de 7 a 30 de setembro de 2021 (A exposição foi prorrogada até 07 de outubro). A obra fará parte da exposição em comemoração dos 25 anos do Museu e foi premiada no Edital da Secretaria das Cultura de Niterói e Fundação de Arte de Niterói.
O Projeto propõe capturar a memória sonora e visual de povos, expressões culturais e lugares para contar artisticamente a história dos milenares transeuntes que vêm cruzando o mundo. Nesta versão 'Web Derive 01' retrata a diversidade de 4 países em 4 continentes e gera um arquivo poético/documental do patrimônio cultural humano, através de 14 estórias do cotidiano.
A expressão Transeuntis Mundi vem do latim, a língua franca da expansão da cultura ocidental. Personifica o ser humano que embarcou na aventura de descobrir e explorar o mundo.
Para visitação Online
Clique neste link: transeuntismundi.com/mac2021/ (para melhor experiência de navegação, use o Google Chrome);
Use headphones para sentir a imersão da obra; e siga as instruções na tela.
Sua metodologia Walkscapes utiliza a documentação com tecnologia imersiva em 360º. A partir desse arquivo, inicia-se um processo de criação transmídia: de obras de realidade virtual, vídeos, fotografias, paisagens sonoras, composições musicais e performances, com o objetivo de imergir o observador/espectador em uma experiência além de seu espaço e tempo de existência. Em suma, é uma combinação de conhecimento, inovação e poesia, respaldada por processos de pesquisa artística e mediada pela tecnologia transmídia.
Transeuntis Mundi, definido pelos artistas, é uma jornada sobre como a mobilidade através do espaço e do tempo criou geografias e a humanidade transcultural. Evoca o poder da ancestralidade, identidade e legado, apresentando uma obra poética em novas tecnologias, como a realidade virtual – meio preferido das atuais exposições artísticas imersivas. A obra é uma viagem pelas vida cotidiana de várias partes do mundo, em uma imersão de imagem e som 360 que transporta o visitante por 4 continentes.
Ótima oportunidade para acompanhar o trabalho, que agora está online e ainda não tinha sido instalado no Brasil. Originalmente apresentado numa instalação imersiva com realidade virtual, projeções e esculturas sonoras, desde o ano passado e em função da pandemia a obra tem sido apresentada em festivais online, e pode ser apreciada em computadores e celulares através da internet.
"A pandemia nos trouxe essa vantagem incrível de democratizar o acesso a tantos festivais e museus de todo o mundo, que agora estão acessíveis através de nossos computadores. Foi um ganho enorme pra nossa obra, que reivindica a transculturalidade como poética, e assim podemos apresentar a públicos de todos os lugares!", diz Cândida, celebrando o resultado das recentes exposições online.
O projeto está em criação desde 2018 por Cândida e Gabriel, artistas latinos e imigrantes que consideram sua experiência migratória e formação cultural a inspiração para seu trabalho artístico. Desde então, acumulam êxitos de indicações para diversos festivais e conferências internacionais.
Mais de 3.000 pessoas visitaram a instalação presencial desde o seu lançamento em 2019 na Colômbia no famoso Festival Internacional do Livro e da Cultura – um dos principais eventos culturais sul-americano. Desde então, foi apresentado em eventos na Inglaterra, Portugal, China, Grécia e Estados Unidos, dentre outros.
A obra é resultado de intensa pesquisa artística e acadêmica. Cândida conclui seu PhD em Composição Artística na Inglaterra apresentando esse trabalho, e é pesquisadora junto a Gabriel da Universidade de Antioquia, na Colombia. Cândida tem ainda origens em Niterói e é docente da Escola de Música da UNIRIO. Ambos acumulam uma longa trajetória no cenário internacional, engrandecendo a arte brasileira e latina pelo mundo.
Sobre Cândida Borges
Artista transmídia e musicista, Professora Associada da Unirio (BR), Pesquisadora Visitante da Universidade de Antioquia (CO), Pesquisadora Visitante da Columbia University (US) e Doutoranda pelo Interdisciplinary Center for Computer Music Research/Plymouth University (UK).
Sobre Gabriel Mario Vélez
Artista transmídia e visual, Decano e Professor de Artes da Universidade de Antioquia (CO), Pós-Doutor em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (ARG) e Doutor em Artes pela Universidade Complutense de Madrid (ESP).
Ficha técnica:
Autores: Cândida Borges e Gabriel Mario Vélez
Programação e edição: Esteban Henao
Produção técnica: Esteban Henao e David Romero
Coordenação geral: Lívia Borges
Produção Executiva: Rapsódia - Empreendimentos Culturais - Marina Espogeiro
Realização: Casa de Arte e Cultura
Coordenadora de Comunicação: Luciana Avellar
Assessoria de Imprensa: Simone Botelho e Liliandayse Correa
Designer: Bruno Massena e Rafael Porto
Montagem: Filipe Gonçalves, Phelipp Raposo, Marcelo Lisboa
Registro: Guilherme Marques
Agradecimentos: Equipe de produção do MAC, Prefeitura de Niterói, apoiadores e patrocinadores
SERVIÇO:
Transeuntis Mundi 'Web Derive 01'
8 a 12 de setembro - exposição presencial no MAC
7 a 30 de setembro - exposição online no site do MAC (a exposição foi prorrogada até 07 de outubro)
Visitação presencial:
Galerias (de terça a domingo, das 11h às 16h)
Pátio (de domingo a domingo, das 9h às 16h)
ENTRADA GRATUITA
Visitação Online
Clique neste link: transeuntismundi.com/mac2021/ (para melhor experiência de navegação, use o Google Chrome);
Use headphones para sentir a imersão da obra;
Siga as instruções na tela.
Local: MAC Niterói
End: Mirante da Boa Viagem, sem número - Niterói
Informações: 2722-1543
Tags:
Publicado em 06/09/2021
Mac Niterói recebe mostra individual de Cesar CoelhoDe 07 de dezembro a 23 de Fevereiro
Exposição no MAC celebra o campeonato da ViradouroDe 18 de dezembro a 9 de março de 2025
MAC Niterói apresenta "Entre esculturas e Objetos, capítulo II"A partir de 24 de agosto