Sete mulheres que recebem apoio da Codim posaram para as lentes de Adriana Oliveira. Mostra acontece no MAC de 8 a 20 de março.

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói vai lançar, no dia 8 de março, no mezanino do Museu de Arte Contemporânea (MAC), a exposição "Metamorfose: Das sombras à luz", uma imersão poética através da fotografia. Na exposição, o público é convidado a fazer uma reflexão profunda sobre as muitas faces da violência contra a mulher, mas também sobre o poder da metamorfose e do renascimento.

O projeto teve criação e execução da Codim e da fotógrafa niteroiense Adriana Oliveira, cuja avó foi vítima de violência doméstica, e contou com a coragem de sete mulheres, em processo de cura recebendo o apoio dos equipamentos públicos para mulheres em Niterói, que posaram para a câmera fotográfica e se permitiram viver esta imersão artística da dor.

"Através da minha lente, as mulheres que enfrentaram a sombra da violência encontram uma poderosa ferramenta de expressão e cura. Cada imagem capturada é mais do que apenas uma cena congelada no tempo; é um testemunho visual de suas jornadas, de suas cicatrizes e de sua resiliência. Na fotografia, elas descobriram uma maneira de compartilhar suas histórias sem palavras, de revelar suas verdades mais profundas sem precisar pronunciá-las em voz alta. Em cada clique da câmera há um ato de coragem, uma declaração de que elas se recusam a serem definidas por seus traumas. A fotografia não apenas dá voz às suas experiências, mas também as capacita a reivindicar sua narrativa, a desafiar estereótipos e a inspirar mudanças. Que cada imagem capturada seja um lembrete de sua força interior e um chamado à ação para criar um mundo onde todas as mulheres possam viver sem medo", destaca Adriana.

"A partir dos ciclos da natureza, essa exposição retrata o processo de fortalecimento de mulheres que sofreram situações de violência. Mulheres reais, com histórias de vida reais. Todo o processo, desde a chegada delas aos nossos equipamentos, é mais sobre fortaleza do que sobre a dor. Há 21 anos a Codim trabalha para que a dor não nos defina. Estamos construindo um novo olhar sobre as nossas experiências, transformando e marcando o início de uma nova trajetória nas vidas das mulheres por meio das políticas públicas que implementamos", explica Thamyris Elpidio, coordenadora da Codim.

Conselheira do Conselho de Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel destaca que as histórias que estão sendo contadas na exposição não foram finalizadas pela dor, mas continuam sendo escritas com apoio e cuidado integral rumo à felicidade. "A arte tem o poder de tocar e acessar nossas emoções e sentidos. Que cada imagem, cada história, nos faça refletir sobre a violência ainda presente na vida das mulheres. A violência de gênero, que não é individual, mas um problema coletivo e social! E principalmente, que cada mulher, perceba que a violência não a define, que existem as primaveras e verões, que a superação e a conquista de uma vida livre de violência é possível!", ressalta Fernanda.



Serviço


Exposição Metamorfose: das sombras à luz
Abertura: Sexta-feira, 08 de março, às 15h
Em exibição até 20 de março de 2024

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Mirante da Boa Viagem, s/no – Boa Viagem, Niterói
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30)

Valor de ingresso: R$16 reais inteira / R$8 reais meia
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!

Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.
Local da venda de ingresso: diretamente na bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro) ou online pelo site Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto - este disponível apenas para compras com pelo menos 7 dias de antecedência).

Lembramos que não é permitido circular dentro do museu com bolsas e mochilas de porte médio ou malas, mas há no local guarda-volumes gratuitos para itens de porte médio, sujeito à lotação.


Tags:






Publicado em 07/03/2024

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA