Bianca Tupinambá nasceu no dia 21 de novembro de 1983 no Rio de Janeiro. Moradora de Niterói há mais de 20 anos, descobriu a arte de ilustrar ainda adolescente quando começou a desenhar como hobby e desde então não parou mais. Em seus primeiros trabalhos, a técnica utilizada era a digital e atualmente Bianca se dedica às técnicas da Hachura e Aquarela.

Formou-se em Letras pela Universidade Estácio de Sá. Sua formação artística foi como autodidata. Durante sua carreira participou de exposições coletivas e individuais em locais como SESC Tijuca, SESC São Gonçalo e Planetário do Rio de Janeiro. O reconhecimento de seu trabalho se vê com o número de matérias e críticas espalhadas por sites e jornais especializados como Jornal de Letras, Design Flakes, Fora do Tempo, Gilbert Musings, Revista Aliás, Revista Pã e Zine Brasil.



Bianca Tupinambá, por Zé Roberto - Coluna Desenharte - Jornal de Letras

"O que chama atenção no trabalho da jovem desenhista é a desenvoltura apresentada em alguns de seus desenhos. Mesmo sem ter se preparado para atuar como ilustradora, a desenhista agrada pela agilidade e criatividade de seus traços. Ainda que falte a devida maturidade, os desenhos de Bianca Tupinambá são, no mínimo instigantes, e mostram influências (talvez despercebidas pela própria artista) dos grafites urbanos. A artista desenha de forma intuitiva e consegue imprimir nas imagens que vão surgindo no papel a dinâmica das modernas linguagens digitais."








Publicado em 03/10/2014

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...