Tudo começou informalmente, em 1992, quando os integrantes do grupo “Beijo na Boca” estudavam no Instituto Abel, tradicional instituição de ensino na zona sul de Niterói. Os primos Betinho e Fernandinho cresceram ouvindo Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Grupo Fundo de Quintal, na casa dos avós, em Icaraí.

Betinho aprendeu a tocar cavaquinho com o tio, aos dez anos de idade. Fernandinho descobriu o repique de mão e o "tantan" nos pagodes da Tia Doca, em Madureira, no Rio de Janeiro. A eles, juntaram-se Fabinho Vasconcellos, Léo Ribeiro e Pajé. Depois, vieram Gegê e os irmãos Tato e Guigo Barcellos, formando afinal o grupo “Beijo na Boca”.

Fizeram vários shows nas casas noturnas de Niterói, entre elas Double Six, Barthô e Nó na Madeira. Cumpriram o circuito de pagodes no Rio de Janeiro, passando por Mistura Fina, Ilha dos Pescadores, Bellas Artes e Biruta, e, em São Paulo, por Lambar, Cachaça Brasil e Hotel Lorena Flat. Participaram da abertura do show de Roberto Carlos em São Bernardo do Campo, além se apresentarem em várias cidades do interior do estado.

Tantas apresentações acabaram por valer um convite para cruzar o Atlântico, em julho de 1995. Durante quinze dias, apresentaram-se em Málaga, Espanha, no “Magic Oh Brazil”. De volta ao Brasil, o objetivo passou a ser o lançamento de seu primeiro CD.

Entre um show e outro, conheceram o produtor musical Luisinho Nascimento, que produziu e fez os arranjos do álbum. Estimulados por Jorge Aragão, o “Grupo Beijo na Boca” lançou seu primeiro disco, pela gravadora RGE, trazendo doze faixas inéditas, com duas músicas compostas por integrantes do grupo – “Namorada” e “Meu Primeiro Samba” – e as demais por compositores como Alceu Maia, Alexandre Pires, Chico Roque, Délcio Luiz, Jorge Aragão, entre outros.


Crítica
"O samba romântico é a marca deste grupo carioca [...] eles também contam com a participação de músicos do naipe de Luizinho Nascimento (que também produziu a bolachinha prateada), Alceu Maia, Gordinho e Marcos Esguleba, além de um padrinho de primeiríssima, Jorge Aragão em pessoa. O romantismo de Sonhando Acordado, Namorada, e Me Liga a Cobrar é temperado pelo swing de Um Pouquinho de Mim e Beijo na Boca. Pela amostra, um grupo que vai dar o que falar". FABIAN CHACUR



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...