Saxofonista e flautista, Ricardo Rente Rocha Silva nasceu em Niterói no dia 28 de maio de 1956. Fez o Curso Superior de Música, com habilitação em Flauta, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, concluído em 1982. Estudou Saxofone e Arranjo no Berklee College of Music (Boston), onde teve aulas com Joe Viola e Jerry Bergowzi. Foi aluno de Guerra Peixe (Harmonia), Ailton Escobar (Instrumentação), no Centro Educacional de Niterói, e Jaques Morelenbaum (Contraponto), na UFRJ.
Foi professor de Sax na Musiarte (RJ) e exerceu atividades de produtor musical e arranjador. Participou de vários grupos musicais, acompanhando vários artistas de destaque da MPB, entre eles: Guilherme Arantes, 1986 a 1988; Zé Ramalho, 1990 a 1996; e Adriana Calcanhoto, 1992 a 1996. Em 1995, integrou a “Orquestra de Sax”, com a qual gravou os CDs “Orquestra de Sax” (1992) e “Música” (1993), e, no ano seguinte, passou a fazer parte da “Villa Jazz Orquestra”.
A partir de 1995 se apresentou em duo diversas vezes com João Kantiber. Fez shows em casas de espetáculo famosas, bem como inúmeros teatros e museus em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Salvador. Ricardo Rente também trabalhou em parceria com Francisco Frias, 1996. Em 1995, participou do Free Jazz Festival, acompanhando o cantor Stevie Wonder, em apresentação com a Orquestra Sinfônica Brasileira, participando como solista.
crítica
"[...] O novo trabalho da Orquestra de Sax destaca-se entre os lançamentos instrumentais pela maturidade da concepção, qualidade individual dos executantes e irretocável conjunto. No "Choro Negro" tem-se, como sempre foi em música orquestral brasileira, o conjunto em perfeita sinfonia e afinação, trabalhando em favor da sonoridade global, abrindo com oportunidade o espaço para os improvisos, cumprindo a difícil missão de timbrar violão e saxofones, equilibrando o ritmo sobre vassourinhas - uma pérola." MAURO DIAS, 1994
Tags: