A Facção Caipira nasceu em 2009, em Niterói, composta por Jan Santoro (Voz/Resonator), Daniel Leon (Gaita), Vinicius Câmara (Baixo) e Renan Carriço (Bateria), com a simples intenção de tocar o que gosta e cantar o que quiser. A banda junta o blues, country e rock com um pouco de regionalismo para desenvolver composições próprias.

Com seu primeiro registro, um EP autointitulado com duas prensagens esgotadas e mais de 10 Mil Downloads que apresentou a banda ao público a partir de 2012, o quarteto alcançou várias partes do território brasileiro e acumulou prêmios em festivais de música, mirando sempre a explosão de seus shows.

Em 2015, o grupo passou a desenvolver o seu álbum de estreia, que foi gravado nos estúdios da Toca do Bandido (Maria Rita, O Rappa, Raimundos), com produção de Felipe Rodarte (Ava, Nervoso e os Calmantes, Lafayette e os Tremendões) e mixagem do nova iorquino Aaron Bastinelli, que já trabalhou com Bono (U2), Marky Ramone (Ramones), Mark Foster (Foster The People) e vários outros. A obra foi desenvolvida para ser um registro atemporal e explosivo, como uma mistura das músicas da banda e suas apresentações ao vivo.

Suas principais apresentações foram disponibilizadas no Youtube, sob os nomes “Facção Caipira no Teatro Municipal de Niterói” e “Ao Vivo no Circo Voador” - ambos emblemáticos pela loucura do show, do público, lotação esgotada e os 168 mil views ultrapassados.

Foi em vídeo também que eles despontaram no reality show “Mais Vinícius, Por Favor”, promovido pela Multishow em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes em 2014, contando ainda com as bandas Baleia e Mahmundi, outros artistas requisitados no cenário independente brasileiro.

A Facção Caipira se destacou justamente pelo seu jeito despretensioso de fazer pop, indo ao passado para ilustrar o futuro, brincando de fazer o blues parecer menos complexo e o country mais acessível. É o rock britânico, com influência do Alabama e performance à brasileira.




Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...