Noitibó é uma banda de Niterói, formada em 2000 pelos músicos Alex Luiz (Vocal, Teclados e Guitarra), André Amado (Bateria) e Sidney Santana (Baixo), trio que recebeu posteriormente a adição do músico Peter Strauss (Guitarra). Foi considerado um dos nomes do Rio mais influenciados pelo rock undeground paulista dos anos 80, oscilando entre o Indie/Alternativo, Punk e o Experimentalismo, além de atravessar os campos das “baladas”, do Pop, da Eletrônica, do Samba, da Bossa e do Jazz.

Produziram duas demos, “A Mulher do Tempo” (2001) e “O Filme que Deu Origem à Série” (2003), cada um contando com seis músicas cada, antes de lançarem o CD “Este Lado Para Cima”, em janeiro de 2004, pelo selo Ettorerock. O CD contou com onze faixas, incluindo regravações das duas demos além de três composições inéditas. No ano seguinte, lançaram o álbum “O Maior Zircônio Cúbico do Mundo”, indicado ao prêmio London Burning na categoria melhor EP independente.

No eixo Niterói-São Gonçalo, realizaram shows no Teatro da UFF (Niterói), Complexo Esportivo Caio Martins (Niterói), em abertura do show do Jota Quest, Pop Oceânico da Prefeitura de Niterói, Teatro do SESC (São Gonçalo), Clube Mauá (São Gonçalo) e Bar do Blues (São Gonçalo). Já na cidade do Rio de Janeiro, se apresentaram na livraria Baratos da Ribeiro, em Botafogo, (em dois shows de abertura, o primeiro com Cachorro Grande e o segundo com Wander Wildner), na Concha Acústica da UERJ, no Armazém nº 6 do Cais do Porto (Santo Cristo), no Espaço Cultural Constituição e no Teatro Odisseia , estes últimos no Centro.

Também realizaram apresentações em locais como Porto Alegre e São Leopoldo (RS), Ubá, Belo Horizonte e São João del Rey (MG), Santos, Limeira, Itaquaquecetuba e capital (SP), Volta Redonda, Xerém, Rio Bonito e Cachoeira de Macacu (RJ), entre diversos outros.

O grupo chegou a figurar entre os dez melhores nos ranking de novos artistas da MTV. Participaram de programas de TV como o Atitude.com, da TVE, programa Radar, da TVE do Sul, Cultura da Ação, no canal 16 da NET e Sonora MTV. Tiveram clipes transmitidos no programa Alto Falante da Rede Minas, no programa Cultura da Ação da NET, na TV Folha de MG e no canal NGT.

Suas músicas foram executadas várias vezes em programas de bandas independentes, como Rádio Cidade do RJ, na 89 FM de SP, Rádio Unisinos do Sul, na Rádio Viva Rio AM do RJ, Rádio Enseada FM 94,3, de Santos e Rádio RVA FM, na Rádio chilena Obradoiro. Na Rádio Unisinos do Sul.Foram foram entrevistados por Kátia Suman.

Figuraram em várias revistas musicais, como a Rock Press, Rock Brigade, International Magazine, Comando Rock, Dynamite e Alternative Voices, além de jornais como A Opinião de SP, Jornal do Rock do RJ, A Tribuna de Niterói e O São Gonçalo do RJ, neste sendo matéria de capa do caderno de cultura por duas vezes.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...