Quadrinista, Ilustrador e Roteirista, Eberton Cardoso Ferreira nasceu em 26 de julho de 1978, em São Gonçalo.

Desde pequeno, já inventava histórias com personagens que carregavam características de seus parentes e amigos. Fã de HQs e de histórias investigativas e de terror, além de inspirado pela obra de Bob Kane – criador do famoso personagem Batman (1939) –, já aos nove anos começou a desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos.

Em 1999, escreveu o livro “Jornada Obscura”, que foi lançado no ano seguinte. Depois disso, sua carreira artística passou por um hiato de dez anos, quando se ocupou com outras atividades e compromissos. Em 2010, voltou a dedicar-se à carreira de quadrinista, quando começou a publicar a linha de fanzines infantis “Binho e Quinha” (2010-2012) e a série infanto-juvenil “Brasileirinho e Sua Turma” (2013).

Eberton criou um selo de quadrinhos, o Fanzineston, para representar seus produtos, tais como histórias em quadrinhos publicadas de modo independente, livros, músicas, entre outros. Em 2014, lançou a primeira HQ da série "Xamã, o Espírito da Terra", pelos selos HQ Quadrinhos e Fanzineston, trazendo roteiro de Eberton, além de desenhos de Crimaldo Leandro, cores de Adriano J.S. Felix, capa de Bruno Lima e edição de Lancelott Martins.

Incentivado por colegas da Confraria dos Gibis – evento semanal de colecionadores, comerciantes, divulgadores, desenhistas e entusiastas de revistas em quadrinhos – a desenvolver um projeto voltado para o público adulto, criou a HQ independente “O Demônio das Matas” (2015). A obra conta com a ilustração de capa de Fábio Henrique Chibilski, e a roteirização, diagramação, ilustração, arte final e texto assinada por Eberton; é o primeiro volume da série “Causos”, uma releitura do folclore brasileiro com uma mistura de terror, suspense e investigação. Também em 2015, lançou "A Rede da Carne", primeiro volume da série de terror "O Livro Negro do Spektro", pela Editora Cultura & Quadrinhos, assinando a história e a arte e contando com a ilustração de capa de Maxwell "Max" Garcia.

Em janeiro de 2017, ganhou, através de voto popular, o primeiro lugar como Melhor Roteirista do II Prêmio ABRAHQ (Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos), com a segunda revista da série “Causos”, “A Bruxa da Floresta”. Também recebeu o segundo lugar na categoria Melhor Lançamento de 2016, pelo trabalho que fez em parceria com o também quadrinista Marcos Gratão: o crossover “Os Sete”.

O artista participa quase todos os finais de semana do “Family Geek Brasil”, um evento organizado por Daniel Balboa – que chegou a ganhar o segundo lugar do prêmio da ABRAHQ na categoria “Melhor Evento” de 2016 –, onde expõe seus trabalhos em diversos shoppings do Rio de Janeiro. Além disso, divide seu dia entre seu comércio, os desenhos e uma barraquinha de churrasquinho, em seu bairro, Porto da Pedra, em São Gonçalo – onde aproveita para expor seus trabalhos. O pessoal que frequenta o local já até inventou um apelido para o point: Churrasquinho Cultural do Tom.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...