Nesta segunda-feira, 19 de agosto de 2024, Niterói se despede de um de seus mais queridos artistas, Raimundo Luiz, que morreu aos 68 anos deixando uma filha.

Integrante de bandas como Spin, Swing Mania, Colorado Country e Sallon & Cia, o instrumentista, arranjador, compositor e produtor Raimundo Luiz foi por décadas um dos músicos mais solicitados por parceiros como Adriana Ninsk, Kakao Figueiredo, Pedro Braga, Mazinho Ventura, entre muitos outros.

Niteroiense, nascido a 9 de julho de 1956, Raimundo Luiz Bastos de Souza começou a tocar baixo ainda adolescente influenciado por nomes como Paul McCartney, John Entwistle (The Who), Chris Squire (Yes). Em 1972 subiu ao palco do Theatro Municipal de Niterói com uma banda formada por amigos de escola. Em 1975, com alguns desses amigos, formou a Spin, banda que teve entre seus integrantes, Mazinho Ventura, Kakao Figueiredo, Carlos Tatoo, Eraldo Márcio, Sílvio e Jorge Bittencourt.

Em 1980 se juntou a Marcio Bahia, Paulão Menezes, Renato Franco, Mazinho Ventura, Julinho Martins e Carlos Poubel para criar o Swing Mania. Com Adriana Ninski, Carlos Tatoo, Pedro Braga, Fernando Bittencourt e Wallace Cardia, criou em 1983 o Saloon & Cia, banda que em 1992 lançou um LP pelo selo Niterói Discos.

Ao longo da carreira acompanhou, como instrumentista e produtor, artistas como Adriana Ninsk, Valerie Lu, Bia Bedran, Evandro Halabey, Claudia Foureaux, Arnaldo Lazuli e tantos outros.

Raimundo sempre foi um artista disponível, dono de um talento raro em fazer e tocar música. Desde o rock, que foi seu berço, passando pelo jazz, o blues e a Bossa Nova. Seja em palcos gigantes para plateia de milhares ou em pequenos encontros com os amigos.


Tags:






Publicado em 20/08/2024

Orígenes
Rafael Vicente
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Hilda Campofiorito (1901-1997) Saiba mais
Cândida Boechat
Quirino Compofiorito (1902-1993) Saiba mais
A foz do Rio Icarahy
Programa Aprendiz - Música na Escola