Em 2012, ano do centenário de Luís Antônio Pimentel, a Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, lançou uma coletânea de dois trabalhos do jornalista. Organizada por Aníbal Bragança e Carlos Monaco, a obra reúne "Eles nasceram em Niterói", em sua terceira edição revista e ampliada, e "Topônimos tupis de Niterói", em sua quinta edição.

No primeiro, vemos uma terceira edição ampliada do livro que traz uma criteriosa seleta dos nomes mais ilustres nascidos nesta cidade: Antônio Callado, Antônio Parreiras, Benjamim Constant, Everardo Backheuser, Felisberto de Carvalho, Leila Diniz, Lili Leitão, Márcia Haydée, Roberto DaMatta e Sérgio Mendes são apenas alguns dos perfilados.

Clique para ampliar
No segundo, temos o produto de uma ampla pesquisa de Pimentel sobre os nomes de lugares em língua Tupi, de nossa cidade. Um dos livros mais bem sucedidos de Pimentel, Topônimos tupis de Niterói constitui fonte relevante de estudos para gerações de escolares.

Apresentação

É com muita honra que Niterói, por meio da Fundação de Arte e da Secretaria de Cultura, comemora os 100 anos de Luís Antônio Pimentel, intelectual de presença marcante na vida cultural de nossa cidade.

Jornalista, dedicado pesquisador das nossas tradições populares, compositor, poeta, tendo sido traduzido para o japonês, inglês, alemão, francês e espanhol, Pimentel é considerado um dos precursores do haicai no Brasil e seu principal divulgador em nosso meio literário.

A Niterói livros, em boa hora, reedita duas importantes obras de Luís Antônio Pimentel: Eles nasceram em Niterói e topônimos Tupis de Niterói, obras básicas para conhecer a história da cidade, a denominação de nossos bairros, ruas, monumentos geográficos e suas figuras ilustres.

Poucos homens chegam aos 100 anos, e Luís Antônio Pimentel chega a esta idade lúcido e coroado de êxitos, de uma vida profícua, criativa e, como o poeta chileno Pablo Neruda, poderia também dizer: confesso que vivi!

Claudio Valério Teixeira
Secretário de Cultura de Niterói


Prefácio

Em "Topônimos tupis de Niterói" encontra o leitor, além do significado da palavra tupi em português, um pouco da história de uma cidade brasileira - talvez a única - cuja fundação é atribuída a um indígena, o bravo guerreiro Arariboia, cuja língua deixou marcas em muitos lugares e espaços desta urbe, convivendo harmonicamente com a toponímica de origem cristã, trazida principalmente pelos portugueses colonizadores.

Já em "Eles nasceram em Niterói", agora ampliada, revela-nos Luís Antônio Pimentel sua generosidade com a gente aqui nascida. Inclui, naturalmente, em sua lista de biografias, nomes de celebridades, expoentes nas artes, nas ciências, na cultura e nos esportes, que viram a luz na outrora chamada Cidade Sorriso, e que ultrapassaram as fronteiras locais, destacando-se nacional e internacionalmente, tornando-se patrimônio e orgulho de nossa cidade."

Aníbal Bragança


Orelha

Recebi, transmitido gentilmente pelo Carlos Monaco, convite para escrever a "orelha" deste livro editado pela Niterói livros, em homenagem a Luís Antônio Pimentel, na comemoração do centenário dessa figura humana e intelectualmente respeitável. Quem conhece o homenageado e sua vida, pode avaliar a honra do convite.

Emile Faguet, grande estudioso da literatura, quando tomou posse na Academia Francesa, no discurso que proferiu, usou expressões que evidenciam o valor do que vivem para a arte de bem viver e para os estudos intelectuais. Escreveu, em síntese feliz: "a arte da vida é fazer da vida uma obra de arte".

Clique para ampliar
Luís Antônio Pimentel, que é homenageado na obra em que se divulgam aspectos de sua vida, pode usar aquela imagem de Faguet, para mostrar, em poucas palavras, sua existência e a beleza artística que dela decorre.

Ele é autor, em seu longo destino, de obra honesta e brilhante. Ele vive longa existência e nela soube compor razão de vida com brilhantes trabalhos Intelectuais. Temos o prazer de poder afirmar que ele é uma bela figura humana, como são belos os trabalhos literários que elaborou. Somos um daqueles que receberam da sua pessoa lições de beleza e dignidade.

Nascido em Miracema, enfrentou dificuldades e surpreendeu pela obra literária que edificou. Adquiriu conhecimentos brilhantes e não deixou de ser modesto. Compôs um nome e construiu digna fama.

Conheço-o desde minha juventude, direi melhor, admiro-o desde então, como cidadão sábio, porém modesto; rico de saber e despojado de pretensões matérias.

De Miracema chegou à Capital da província, esta nossa cidade de Niterói e aqui conseguiu o que surpreende unanimidades de afetos e de admirações. Ninguém ouviu de seus lábios palavras de mágoas, de queixa ou de inveja.

Viajou pelo mundo, foi ao Japão em época difícil para a vida da humanidade. Colheu nesse país oriental a beleza da poesia e a presenteou a todos com as quais presenteia a todos indistintamente.

Luís Antônio Pimentel fez de sua vida uma obra de arte.

Agradeço a meu destino a graça de haver convivido com esse homem admirável, bom e sábio, que se chama Luís Antônio Pimentel.

Jorge Loretti


Clique para ampliar.




Ficha Técnica

Obra
Eles Nasceram em Niterói

Autor
Luís Antônio Pimentel

Colaboradores
Carolina Hospodar Corrêa
Profa. Sulamita Castro Azevedo e Silva
Prof. Salvador Mata e Silva

Ano de Edição
2012

Número de páginas
ap.230

Tamanho das páginas
15,8cm x 21cm

Projeto editorial Niterói Livros
Presidência Luiz Antonio de Farias Mello
Direção executiva Ivan Macedo Vianna
Direção editorial Margareth da Luz e Maria Auxiliadora Silveira

Coordenação editorial- Margareth da Luz
Assessoria - Edilane Calixto
Projeto gráfico - Caio Mattos
Impressão - Imprensa Oficial


Ficha Institucional

Jorge Roberto Silveira
Prefeito

Claudio Valério Teixeira
Secretário de cultura

Rafael Vicente
Subsecretário de cultura

Dalto Roberto Medeiros
Subsecretário de planejamento cultural

Francisco Aguiar
Superintendente administrativo

Ivan Macedo
Superintendente administrativo

Margareth da Luz
Diretora da Niterói livros



Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores