Com a ideia de reconstruir a extensa texturologia do contexto sociocultural de Niterói - desde a roda do Café Paris às rodas de leitura da atualidade -, Wanderlino Teixeira Leite Netto teve sua obra "Passeio das letras na taba de Araribóia" publicada, em 2003, pela Fundação de Arte de Niterói, por meio da editora Niterói Livros.

Wanderlino mergulhou fundo nas águas escondidas para desenterrar tesouros do patrimônio da cultura da cidade. Buscou numa démarche histórica, necessária à efetuação da obra, colhendo informações escritas e orais, relacionando eventos, recompondo memórias, costurando enunciados dispersos, atento às singularidades, numa escuta sensível aos rumores dos passantes, os artistas da taba.

Clique para ampliar
Autor de publicações como: "Chegança", "Andanças Andinas", "Dança das Cadeiras", "Quatro Cantos", "Ícones das Andanças do Poeta", "Escritor e Contador de Casos", o escritor descobre novos lugares, textos adormecidos, aumentando as alternativas do sujeito para circular na Cidade Sorriso.


    Editorial

    Chega em boa hora este livro de Wanderlino Teixeira Leite Netto, que oferece um panorama tão amplo quanto detalhado da história do movimento literário de Niterói no século XX. O tema carecia, até esta data, de uma atenção proporcional à sua relevância.

    Respeitado escritor, talentoso poeta, Wanderlino revela, mais uma vez, seu caráter escrutinador, seu rigor na apresentação dos fatos e na reconstrução desse Passeio das letras em Niterói. Certamente será uma obra que servirá de referência para tantos estudos, sejam de história das idéias, sejam memorialistas, ou mesmo para o deleite do homem comum, interessado em saber um pouco mais sobre nossa cidade, tão rica em manifestações artísticas.

    A Secretaria Municipal de Cultura, junto à Fundação de Arte de Niterói, redefine e reafirma, através desta publicação, seu papel na construção de uma cidade mais consciente de sua identidade e relevância cultura.

    Marco Gomes
    Secretário de Cultura de Niterói


    Texto da Orelha

    Se o ato de ler, na acepção de Michel de Certeau, equivale a uma peregrinação pelas páginas do texto, corporificação de palavras, comparável ao espaço construído de uma cidade, com suas vias de acesso e múltiplas edificações, o escritor andarilho Wanderlino Teixeira Leite Netto convida-nos para um passeio das Letras na Taba de Arariboia, revisitando a literatura em Niterói no século XX.

    Clique para ampliar
    E, se ler um texto é também vivê-lo e incorporá-lo, esperamos do leitor uma espécie de lectio cultural, capaz de inseri-lo na historia dos movimentos literários niteroienses, através de percursos historiográficos e escriturísticos do autor.

    Autor de várias publicações entre elas: Chegança, Andanças Andinas, Dança das Cadeiras, Quatro Cantos, Ícones das Andanças do Poeta, Escritor e Contador de Casos. Em sua incessante busca criativa, Wanderlino T.L Netto reconstrói, numa arte de dizer, bem ao seu estilo, que se mantém no interstício da literatura e da história, no equilíbrio subjetivo/objetivo do seu imaginário poético, a extensa texturologia do contexto sociocultural de Niterói, desde a roda do Café Paris às rodas de leitura da atualidade.

    Em seu passeio, o escritor descobre novos lugares, textos adormecidos, hoje por ele habitados, sem o intuito de proprietário, mas na condição de hóspede desejante, no tempo/espaço da travessia, aumentando as alternativas do sujeito para circular na Cidade Sorriso.

    A espacialização da escrita/leitura na taba de Arariboia redimensiona, no presente, o saber histórico local na confluência de uma visão retrospectiva (Nosso passado, nossa origem indígena) e, também, abre possibilidades para uma visão prospectiva, herança para uma visão prospectiva, herança para as gerações subseqüentes, que terão o privilégio de usufruir da leitura enriquecedora deste livro.

    O homem é um ser inscrito na ordem do prazer e, segundo Paul Ricouer, "onde quer que ele sonhe, profetize, outro se ergue para interpretar". Por analogia a essa citação, podemos declarar que Wanderlino T. L. Netto, possuído pelo desejo da escritura e da preservação da memória cultural de Niterói, inscreve-se no cenário das letras niteroienses, assumindo o papel de um de seus mais representativos intérpretes.

    Eduardo Galeano, autor de As Palavras Andantes, indaga: "Haverá um lugar onde se juntem palavras... Um reino de palavras perdidas? As palavras que você deixou escapar, onde estarão à sua espera?".

    Deslocando o questionamento acima para o espaço de nossa apreciação sobre a obra de Wandelino, podemos dizer que as palavras andantes estão à nossa espera para o passeio das letras na taba de Arariboia. Vamos acompanhá-las, caros leitores viajantes?


    Márcia Maria de Jesus Pessanha


Ficha Técnica

Obra
Passeio das letras na taba de Araribóia

Autor
Wanderlino Teixeira Leite Netto

Editoria
Margareth da Luz

Projeto Gráfico
Laboratório de Livre Criação

Capa
Camilla Rachid e Alvaro Faria

Ano de Edição
2003

Número de páginas
p.413


Ficha Institucional

Godofredo Pinto
Prefeito de Niterói

Marcos Gomes
Secretário de Cultura

André Diniz
Subsecretário de Cultura

Cláudio Valério Teixeira
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Maria Inês Azevedo de Oliveira
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Margareth da Luz
Coordenadora da Niterói Livros


Tags:






Publicado em 01/03/2013

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores