Em 2006, a Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, publicou o livro “Memória - Imigração Espanhol em Niterói”, organizado por Ângela de Castro Gomes e Ana Maria Mauad. A obra foi dividida em duas grandes partes: a primeira, com depoimentos relacionados ao circuito profissional em que os imigrantes espanhóis predominaram (circuito de bares, restaurantes e hotéis), onde se destaca a relação dos entrevistados com o CEN (principal espaço de sociabilidade desta comunidade); e a segunda parte aborda as demais atividades desenvolvidas pelos imigrantes (na construção naval, estúdios de fotografia e circuito educacional) e a relação destes espanhóis com o primeiro grupo.


Apresentação

Esta magnífica obra que a Prefeitura Municipal de Niterói coloca agora em nossas mãos, por ocasião da realização dos “Encontros Niterói-Espanha 2006”, não poderia ser mais oportuna.

Os povos da Espanha e do Brasil estiveram sempre ligados através da história. Não só fomos o mesmo reino durante uma época histórica de brilhantismo há 400 anos, na que entre outros acontecimentos foi publicada a primeira edição da obra “Don Quijote de La Mancha”, senão que em um prazo muito breve, daqui a dois anos, comemoraremos o bicentenário da chegada da família real ao Brasil. Naquela ocasião Dona Carlota Joaquina, uma princesa espanhola chegou aos trópicos para se converter em rainha.

Clique para ampliar
Anos depois outros espanhóis chegaram às margens da Baía de Guanabara para construir em Niterói o seu lar. Aqui encontraram trabalho, prosperidade, amizade e acolhida do povo brasileiro, no qual se integram muito rapidamente.

O emigrante espanhol em Niterói foi um emigrante que veio aqui para construir sua vida nestas terras acolhedoras. Sua presença teve, portanto esse caráter de permanência que permitiu que os autores desta obra investigassem e entrevistassem a muitos deles, que ouviram de seus pais e avós as histórias, pequenas e grandes, da emigração espanhola em Niterói.

Sem dúvida que a presença estável e duradoura dos espanhóis em Niterói contribuiu em boa medida a fazer de Niterói, a grande cidade que ela é hoje. Grande no que se refere ao urbanismo, com construções emblemáticas como é o Museu de Arte Contemporânea, grande no ponto de vista econômico, cultural e educativo, como provam as inúmeras atividades de alto nível que aqui se realizam, mas grande principalmente pela extraordinária qualidade humana dos niteroienses, e aqui se englobam igualmente os brasileiros e espanhóis.

Esta obra vai contribuir, sem dúvida, para que as futuras gerações de niteroienses possam conhecer melhor a contribuição que seus vizinhos espanhóis realizaram para o bem estar, do que hoje podem se sentir legitimamente orgulhosos.

Rafael Fernández-Pita
Cônsul Geral da Espanha do Rio de Janeiro


Realizado dentro do nosso encontro com a Espanha, o projeto memórias da imigração espanhola em Niterói, concretizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura/Fundação de Arte de Niterói (FAN) e o Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), brinda-nos agora com essa bela obra, que é um registro das memórias de imigrantes espanhóis em nossa cidade.

Memórias que começaram a ser tecidas num contexto de muito sofrimento, uma Espanha empobrecida, e que vão ganhando novos contornos e significados numa cidade desconhecida, mas acolhedora: Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro. Aqui esses imigrantes se estabeleceram, se casara, tiveram filhos, enfim, escrevem a sua e a nossa história.

São iniciativas como essa que nos fazem reafirmar mais uma vez nosso compromisso com a construção da memória e da identidade de Niterói, fortalecendo um projeto democrático de cultura, que reconhece no passado nosso compromisso com o futuro.

Godofredo Pinto
Prefeito de Niterói


Ficha Técnica

Obra
Memória: Imigração Espanhola em Niterói

Organizadoras
Ana Maria Mauad
Ângela de Castro Gomes

Ano de Edição
2006

Número de páginas
p. 224

Editoria
Graça Porto

Projeto Gráfico
Marina Hochman

Edição de Texto
Marcos Aarão Reis


Ficha Institucional

Godofredo Pinto
Prefeito de Niterói

Marcos Gomes
Secretário de Cultura

Danielle Barreto Nigromonte
Subsecretária de Cultura

Marilda Ormy
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Maria Inês Azevedo de Oliveira
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Graça Porto
Coordenadora da Niterói Livros


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores