Publicado em 2006, pela Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, o livro "Retrato do artista enquanto sempre", apresenta um conjunto de obras do artista plástico Miguel Coelho, formando um verdadeiro catálogo artístico. Organizada por Luiz Fernando Medeiros de Carvalho e Cristiane Brasileiro, a obra é parte das comemorações dos 50 anos de pintura do artista plástico e expõe poesias, contos, desenhos artísticos e pinturas.

Esta edição inspira-se em Stephane Mallarmé, que imaginou um livro aberto à diversidade discursiva. O eixo norteador da composição do livro é o desejo de provocar o leitor a interagir com a documentação iconográfica que integra o volume, de modo a possibilitar uma travessia de contato, percepção e escuta das cenas produzidas pela imaginação do artista, sempre atento à apreensão das coisas que estão no mundo ou que foram traduzidas ou inventadas pela sua arte.

Clique para ampliar
Miguel Coelho da Silva nasceu em Matipó, Minas Gerais, em 28 de setembro de 1934. Além de pintor é desenhista, escultor, programador visual, poeta, contista e compositor. O artista realizou 15 exposições individuais, cinco em salões e 27 participações coletivas por diversos países, como Brasil, Alemanha, Angola, Canadá, Chile, China, Cuba, entre outros.

Editorial

Falar dos 50 anos de pintura de Miguel Coelho é embarcar numa verdadeira viagem rumo à poesia, às cores e à imaginação. Nessa obra, o texto leve e apurado dos autores, Luiz Fernando e Cristiane Brasileiro, se mistura de uma maneira ímpar com os trabalhos no artista plástico, tornando essa viagem ainda mais prazerosa.

Aqui o leitor vai poder apreciar de forma interativa e dinâmica a diversidade, a multidisciplinaridade do Miguel Coelho, artista plástico, desenhista, gravador, escultor, programador visual, poeta, contista e compositor. Publicar obras como essa que você, leitor, passa a partir de agora a se deliciar, é ter a certeza de que nosso projeto e preocupação com a preservação da memória de nossa cidade se delineia no caminho certo, o caminho que queremos: a democratização, cada vez mais de nossa cultura.

Godofredo Pinto Prefeito de Niterói


Apresentação

Auto-retrato, óleo sobre tela. Clique para ampliar
Artista multifacetado, interdisciplinar, polissêmico: este é Miguel Coelho, que comemora com Retrato do artista enquanto sempre seus 50 anos de dedicação à pintura.

Reconhecido internacionalmente, com obras na Biblioteca do Congresso Americano, nas Universidades de Kioto, Montreal e Miami, e ainda em coleções particulares em países como Alemanha, Angola Argentina, Cuba, França, Israel, Rússia e Suíça, o Miguel Coelho traduzido por Luiz Fernando e Cristiane Brasileiro vai além de limites, axiomas e paradigmas.

Através da iconografia selecionada para esta obra e das memórias desse artista plástico, mineiro de nascimento e niteroiense por opção e de coração, realizarmos um mergulho no mundo das tintas e da poesia. Que você, leitor, aprecie todo o brilhantismo de Miguel Coelho, enquanto sempre.

Marcos Gomes Secretário de Cultura de Niterói


Bailarina-Cansaço, óleo sobre tela, 1991. Clique para ampliar
Ficha Técnica

Obra
Retrato do artista enquanto sempre

Organização
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho e Cristiane Brasileiro

Editoria
Graça Porto

Projeto Gráfico
Marina Hochman

Revisão Técnica
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho

Fotos dos Quadros
Thiago Cortes

Imagens da Capa
I – Perungaua e O Circo (4ª capa)

Ano de Edição
2006

Número de páginas
p.176


Ficha Institucional

Godofredo Pinto
Prefeito de Niterói

Marcos Gomes
Secretário de Cultura

Danielle Barreto Nigromonte
Subsecretário de Cultura

Marilda Ormy
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Maria Inês Azevedo de Oliveira
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Graça Porto
Coordenadora da Niterói Livros


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores