A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, lançou, em 2004, a obra "Enciclopédia de Niterói", do poeta e historiador fluminense, de Luís Antonio Pimentel. Organizada por Aníbal Bragança, a obra é uma reunião de múltiplas informações sobre a cidade e sua gente, expressas em diferentes narrativas, incluindo as imagens devidas ao traço de Miguel Coelho -, cujo acesso é facilitado por índices que indicam a localização na obra.


Apresentação
Embora tendo iniciado em grandes jornais do Rio de Janeiro, muito precocemente, sua trajetória profissional, após o retorno da temporada no Japão, em 1942, Luís Antônio Pimentel passou a dedicar-se ao jornalismo na antiga capital fluminense, como registra Theodoro Barros em texto escrito para este volume, atuando não só nos jornais locais como também em sucursais de jornais cariocas, como Última Hora, instaladas em Niterói na década de 1960.

Nessa época, colaborando também no jornal de Carlos Couto, Praia Grande em revista, Luís Antônio Pimentel criou a seção Gente de Jornal, onde publicou biografias de seus colegas do mundo da imprensa, iniciando um trabalho de tecelão incansável, como definiu Miguel Coelho, que continua desenvolvendo até hoje, registrando em breves biografias, centenas de nomes que fizeram e fazem a grandeza de nossa cidade.

Clique para ampliar
Em 1974, foi publicada em livro uma primeira seleção desses trabalhos, "Eles nasceram em Niterói", esgotado há muito e reeditado neste volume, que dá também à luz uma nova e extensa reunião de biografias, a maioria publicada em "A Tribuna" e "Jornal de Icaraí", em novo livro, "Niteroienses, de nascença e coração", que coloca à disposição dos pesquisadores uma fonte indispensável, especialmente, para a nossa história cultural.

A "Enciclopédia de Niterói", dividida em três seções, Pessoas, Lugares e Histórias, inclui também uma nova edição de "Topônimos tupis de Niterói", obra já muito utilizada inclusive por professores de nossas escolas para fazer mais rico o conhecimento de seus estudantes sobre as marcas da presença da cultura tupi na formação da cidade de Niterói, talvez a única em nosso país cuja fundação é atribuída a um indígena, o cacique temiminó Araribóia, batizado com o nome de Martim Afonso de Souza.

O volume inclui a reedição de um pequeno livro de poemas "Praias de Niterói" e uma reunião inédita de crônicas publicadas na seção Dedo de Prosa, no antigo jornal O Estado, também sobre essas praias, que oferece um belo retrato poético da cidade e da sociedade da época, nos anos dourados de 1957, além da reedição do trabalho feito em parceria com Miguel Coelho e Luís Antônio Pimentel, "14 igrejas que contam a história de Niterói", reproduzindo as belíssimas gravuras do artista.

O título deste volume, "Enciclopédia de Niterói", que Aníbal Bragança, como organizador, batizou, torna explícito como a cidade vê e reconhece Luís Antônio Pimentel, o nosso homem-memória, nas palavras de Ismênia de Lima Martins. Embora reúna trabalhos produzidos ao longo de cerca de cinco décadas, o livro não tem a pretensão de ser completa, inclusive porque Luís Antônio Pimentel continua urdidura de sua obra de amor à cidade.

É com a sensação de dever cumprido, e muita satisfação, que colocamos em suas mãos, caro leitos, esta monumental edição da Niterói Livros, resultado da determinação de uma política cultural, que tem como um de seus fundamentos a construção da memória da cidade.

Marcos Gomes Secretário de Cultura de Niterói


Trajetória do autor

Clique para ampliar
Luís Antonio Pimentel, jornalista, professor e escritor, nascido em 1912, em Miracema (RJ), mora desde a infância em Niterói. De família, em que se destacam intelectuais, como seu tio Alberto Figueiredo Pimentel (1869-1914), começou cedo sua atuação na imprensa carioca. Em 1937 recebeu bolsa de estudos para o Japão. Encantado com a cultura nipônica, lá ficou até 1942, saindo apenas quando houve a evacuação de estrangeiros do país, em guerra. Retornou a Niterói e passou a dedicar-se ao ensino técnico e à imprensa na antiga capital fluminense. Diplomou-se em jornalismo pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, em 1952. Compositor bissexto em sua juventude teve músicas gravadas por Carmen Miranda e Odete Amaral. Fotógrafo, artista plástico, historiador, biógrafo, memorialista, pertence a várias academias de Letras, Folclore e História, à Sociedade Fluminense de Foto e é presidente de honra do grupo Mônaco de Cultura.

Trajetória do organizador

Aníbal Bragança, professor do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre o livro e a História Editorial (LIHED). Graduado em História (UFF), é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Autor de Livraria Ideal, do cordel à bibliografia, 1999, co-organizador do livro A Profissão do Poeta & Carta aos Livreiros do Brasil, 2002, com estudos de e sobre o poeta Geir Campos. Tem vários artigos e ensaios publicados em revistas acadêmicas, no Brasil e em Portugal.


Ficha Técnica

Obra
Enciclopédia de Niterói

Autor
Luís Antônio Pimentel (Obras Reunidas 1)

Organização e Notas
Aníbal Bragança

Textos
Ismênia de Lima Martins
Theodoro Barros
Miguel Coelho
Esther Lúcio Bittencourt

Ano de Edição
2004

Número de páginas
p.432


Ficha Institucional

Marcos Gomes
Secretário de Municipal de Cultura

André Felipe Gagliano Alves
Subsecretário de Municipal de Cultura

Marilda Ormy
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Maria Inês Azevedo de Oliveira
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores