Em setembro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer será palco da primeira edição do Niterói Rock'n'Blues Fest, evento que promete fazer de Niterói a capital brasileira do Rock e do Blues. De 9 a 11, sexta, às 19h30, sábado a domingo, às 18h, 9 bandas das mais representativas do eixo Rio-Niterói, prometem transportar a alma do Delta do Mississippi para as margens da Baía de Guanabara. A entrada é franca, sujeita à lotação do Teatro.

Uma das raízes musicais do povo africano, o blues, oriundo dos cantos e danças africanas, tem a sua história fincada no sul dos Estados Unidos do início do século XIX. Seu estilo, ficou marcado pelos cantos melancólicos dos escravos das plantações de algodão, que usavam para suportar suas penosas jornadas de trabalho.

Com o fim da escravidão, o som que surgiu no interior sulista, no delta do rio Mississippi, migrou para as cidades grandes, junto com os negros que foram em busca de uma vida melhor. Nessa trajetória, recebeu influencias europeias, o violão e o banjo foram substituídos pela guitarra e o blues elétrico acabou virando a base musical do rock’n’roll, que conquistaria o planeta após a Segunda Guerra Mundial.

Confirme sua participação no evento do Facebook: http://bit.ly/2c1HjIr

O Festival

Nada menos do que 45 músicos, 95% deles nativos de Niterói, das mais variadas gerações e vertentes do Blues e, principalmente, do bom e velho Rock'n'Roll, desfilarão com suas bandas neste que promete se transformar em um dos festivais mais importantes do calendário musical da cidade.

Dando início à maratona musical, na sexta-feira, 09, sobem ao palco, a partir das 19h30, as bandas Os Únicos Quem, com o rock dos anos 60, 70 e 80; Calangles, em um tributo aos Beatles, e o rockabilly do Bloody Mary & The Munsters. No sábado, 10, a partir das 18h, será a vez das bandas Amákina, o Old Stones, em tributo a Jagger e cia, e, na última apresentação da noite, a Soulshine Jam Band, com suas versões originais dos clássicos do Blues americano.

No encerramento do 1º Niterói Rock’n’Blues Fest, domingo, 11, também a partir das 18h, o cardápio musical incluirá as seguintes atrações: Alma Blues Band, Teachers on the Rocks e Blues Etílicos, a mais consagrada banda do gênero no país, que, no palco do Teatro Popular, segue comemorando 30 anos de carreira.

Venha fazer parte desse momento único, no qual Niterói vai mostrar todo seu talento e a contagiante energia de seus músicos e amantes do Blues e do Rock. Serão três noites para ficar na história da cidade em um dos espaços de convivência mais deslumbrantes de toda a nossa região metropolitana.


Bandas

Os Únicos Quem - Sexta, Dia 09

Clique para ampliar
Na década de 60, surgiram nomes como "Os Únicos" e "Os Quem", bandas que conquistaram milhares de fãs. Ter uma banda de rock era uma verdadeira febre. Quase 50 anos depois, os integrantes dessas duas bandas de sucesso decidiram realizar uma fusão. Surge assim "Os Únicos Quem". A ideia da união surgiu em 2013, quando os músicos se reuniram para recordar momentos vividos e compartilhar suas histórias. O retorno aos palcos aconteceu no mesmo ano, mais precisamente em 26 de abril de 2013, no Bar Recanto do Almirante - Iate Clube Brasileiro. O evento atraiu 220 pessoas ao local. Devido ao bom desempenho, o Iate Clube Brasileiro convidou a banda para nova apresentação, no Salão Nobre, em agosto de 2013. Este, levou quase 600 pessoas ao local e desencadeou uma série de convites para outras apresentações. A proposta musical da nova formação é o Rock & Roll anos 60, 70 e 80 e músicas mais recentes que se enquadram nesse padrão. A formação atual da banda, que conta com 08 integrantes, é mais ambiciosa em termos musicais. Com mais recursos vocais e uma técnica melhor desenvolvida, "Os Únicos Quem" vêm animando as noites niteroienses.



The Calangles Rock Band - Sexta, Dia 09

Clique para ampliar
Embora tendo como missão, reviver a atmosfera da beatlemania dos anos 60, a Calangles gosta de ser reconhecida como uma banda de puro rock'n'roll. O talento dos músicos faz com que o rock simplesmente flua e, consequentemente, músicas de outros artistas e de outros tempos acabam sendo inseridas no meio dessa engrenagem. O grupo ainda procura colocar uma pitadinha de ritmos regionais nesse tempero, homenageando o nordeste brasileiro. E é do Nordeste que vem a inspiração para o nome da banda, que nada mais é que uma mistura de calango, um simpático lagarto que vive nessa região, e Beatles, objeto inspirador do sexteto. The Calangles Rock Band, formada por Jéssica Abreu (vocal), Rodrigo Bessa (guitarra solo), Márcio Bressan (guitarra base), Rodrigo Machado (bateria), Junior Castanheira (baixo) e Rafael Martins (teclado) tem feito fãs de faixa etária e gostos diversos e já se apresentou em importantes lugares do cenário cultural do Brasil e do mundo, como o MAC Niterói, festas da marca Harley Davidson (Recreio-RJ), eventos de motoclubes, Saloon Beer (Niterói), BH Beatle Week (Belo Horizonte), a clássica e lendária International Beatle Week Liverpool (Liverpool – 2014 e 2015) e o maior festival de Beatles do mundo, o Abbey Road On The River (Louisville - 2016). Tanto nas apresentações no Brasil, quanto na Europa e nos EUA, a banda conquistou o público com energia, repertório variado, performances eletrizantes, muita simpatia e irreverência.



Bloody Maryt & The Munsters - Sexta, Dia 09

Clique para ampliar
Formada por Bloody Mary (vocal), Filkenstein (guitarra), Marcus Zombie (baixo), Doctor Beast (teclados), Manu (tambores), Crocodile Louis (trompete) e Madness (saxofone), e ancorada no estilo rockabilly, a banda Bloody Mary & The Munsters tem como temática o charme e a sensualidade da Vintage Music, com suas pin-ups, penteados estilosos e tudo o que influenciou e ainda influencia os dias de hoje. Criada em 2012, em Niterói, a Bloody Mary & The Munsters tem como missão ser a fonte da juventude, cultuar o velho e apresenta-lo às novas gerações. Nesse clima retrô, assume o compromisso de de trazer de volta essa expressão cultural, resgatar inesquecíveis momentos da música universal dos anos 1940, 50 e 60. Buscando sempre se manter atual e autêntica, apresenta ao público músicas para dançar, para cantar junto, para chorar, para sorrir, para lembrar do bom e velho toca-discos e, obviamente, para fazer aquela cara de quem não escuta isso há anos. Durante sua jornada, a banda conseguiu se destacar no cenário local, trazendo a Niterói, uma forma diferente de apresentações. Não satisfeitos em apenas levar algo novo, ou melhor, velho para a massa, em 2015 a banda montou um musical para contar a versão do surgimento da musa, Bloody Mary, transformando o palco do Teatro Municipal de Niterói em um cemitério. Com a enorme bagagem desses anos de estrada, mais de 200 shows, um CD, e sem deixar de lado as influencias dos seus heróis musicais, a trupe vem agora buscando trazer a tona um trabalho autoral.



Amákina - Sábado, Dia 10

Clique para ampliar


A banda Amákina foi fundada em 2008 e já passou por diversos palcos do Rio e outros estados do país. Formada por Tuca Marques (Voz e Guitarra), Gerson Monteiro (Baixo) e Aldo Sá (Bateria), a banda apresenta obras autorais e versões inéditas de clássicos da MPB e sucessos nacionais e internacionais dos anos 60 e 70. Dona de um belo entrosamento musical, que encanta o público, a banda vem participando de vários programas de TV e Rádios. Em 2010 a banda lançou o CD Single "Amakina" com duas músicas, participando de inúmeros festivais. Em 2014, o trio lançou o vídeo clip da música "Meu Lar é o Bar", obra que faz parte do EP do grupo e também da coletânea "Independência ou Morte", do site Nave dos Deuses. Atualmente, Amákina está divulgando o seu primeiro CD Oficial, intitulado "Na estrada – O Rock’n Roll Move as Engrenagens", que já está sendo trabalhada em shows e em rádios diversas. O CD conta com oito músicas, com influências claras do Rock anos 70 e 80.

Old Stones - Sábado, Dia 10

Clique para ampliar


A banda Old Stones é formada por músicos de larga experiência no que se propõem a fazer: tocar bluesrock e clássicos dos anos 60/70 com ênfase numa estética "stoneana". Rolling Stones é uma de nossas grandes influências, mas não somente eles. Bebemos na fonte do bluesrock e mergulhamos nas águas lamacentas dos mestres do blues: Muddy Waters, Elmore James, John Lee Hooker, Howling Wolf e tantos mais. A banda é formada por Paulo Franco (Bateria e back vocal), eclético e experiente músico, apreciador declarado de Charlie Watts, determina o ritmo forte e seguro da banda; Edgar Jermann (Baixo e back vocal), que crescenta um toque de hard rock através de seu baixo de tonalidade calcada nos graves; Flavio Richards (vocal principal, gaita, guitarras), um stoneano de corpo e alma; e Anderson Bemol (guitarra e slide), último a se juntar à banda, músico sensível e caprichoso, agregou à banda a magia da "slide guitar" combinada com a agressividade da "pegada" bluesrock, fazendo um contraponto primoroso com a guitarra do Flavio.



Soulshine Jam Band - Sábado, Dia 10

Clique para ampliar


A "Soulshine Jam Band" é uma banda que faz música como uma aventura livre e corajosa. Se expressando de forma diferente a cada show, com solos, improvisos, composições próprias e arranjos que homenageiam os grandes músicos deste segmento, a banda busca criar versões diferentes das musicas originais, usando outros tons, diferentes divisões de tempo, mas respeitando sempre as canções originais. O resultado é um banho de criatividade, personalidade e originalidade. Bandas como Allman Brothers Band, Greatfull Dead, Doobie Brothers, The Band, Santana, The Doors, fazem parte do repertório e da identidade da banda. Criada em 2009 por André Santanna e John Gregory Wilson, com um objetivo diferente no estilo "American Classics - Southern Rock Jam Band", uma autêntica "Jam Session Band", porém "acústica", algo realmente novo, que chegasse de forma requintada ao público, um jeito brasileiro de sentir o blues norte americano. Além de apresentar um show autêntico e criativo, a Soulshine Jam Band possui outro diferencial: músicos que amam o que fazem. A banda é formada por Greg Wilson (vocal, guitarra e trompete), André Santanna (violão, guitarra, baixo e gaita), Rodrigo Machado (bateria), João Pompeu (teclados), Ricardo Romão (vocal, violão, baixo e gaita) e Jorginho (Percussão).



Alma Blues Band - Domingo, Dia 11

Clique para ampliar


Formada por quatro músicos experientes que imprimem na interpretação de cada tema, diversas influências sem macular a essência de cada Blues executado, a banda apresenta releituras de destacados clássicos do gênero, como: "Hoochie Coochie Man" (Willie Dixon), "Who Do You Love" e "Before You Accuse Me" (Bo Diddley), "Crossroads" e "Sweet Home Chicago" (Robert Johnson), "The Thrill Is Gone" (Roy Hawkins e Rick Darnell) e "Got My Mojo Working" (Preston Foster). O vocalista Percy Hatschbach, fundador da Salinas Blues, banda que há anos acompanha o lendário roqueiro Serguei, empresta à Alma Blues um timbre vocal à la Johnny Winter e uma pegada de violão e guitarra que emulam mestres como Robert Johnson e Muddy Waters. O baterista Paulo Mattoso, une o legado do inglês Steve Ferrone (batera do Clapton, Cash), ao contrabaixo funkeado de Ronaldo Cabral, que bebe na fonte dos groovers de James Brown. O guitarrista Renato Zanata, criador do projeto Roda de Blues e frontman da Zanata Trio, procura se alimentar dos timbres e fraseados de nomes como Peter Frampton, Hughie Thomasson (Lynyrd Skynyrd e The Outlaws), Eric Sardinas e Otávio Rocha (Blues Etílicos).



Teachers on the Rocks - Domingo, Dia 11

Clique para ampliar


Surgida no final dos anos 90, a "Teachers on the Rocks" é uma banda que já está na estrada do Blues e do Rock há 18 anos. Praticamente mantendo a formação inicial, o nome refere-se ao fato de a maioria de seus componentes serem professores e roqueiros. Ao longo desse tempo, vem se apresentando em casas e teatros da cidade, sempre levando um público jovem e alegre, que demonstra grande interesse em ouvir os velhos clássicos do rock. Atualmente, a banda é formada por seis músicos: Fabio Chechetti (vocal), Carlito (teclado), Serjão (guitarra e vocal), Renato Lacerda (guitarra), Daniel Portugal (baixo) e Leonardo Israel (bateria). Priorizando a fase áurea do rock (anos 60 e 70 basicamente), a "Teachers on the Rocks" revive alguns dos clássicos das principais bandas do período. Através de releituras ou de covers, a banda vem se notabilizando pelo repertório diversificado e selecionadíssimo. As principais referências da banda são os Beatles, Lynyrd Skynyrd, Creedence, The Doors, Pink Floyd, Eric Clapton, The Who, Rolling Stones, Celso Blues Boy, Raul Seixas, Elvis Presley, entre outros.



Blues Etílicos - Domingo, Dia 11

Clique para ampliar


Quando o assunto é blues nacional, a "Blues Etílicos", a banda há mais tempo em atividade nesse segmento, é referência. Se o blues hoje no Brasil é um mercado consolidado com inúmeros festivais que recebem a cada ano atrações nacionais e internacionais, muito se deve ao Blues Etílicos. Desde meados dos anos 80, a banda formada por Flávio Guimarães, Greg Wilson, Otávio Rocha, Pedro Strasser e Cláudio Bedran vem produzindo uma extensa obra autoral, além de gravar homenagens às suas principais influências, tendo lançado doze CDs e um DVD. Naquela época, era praticamente uma excentricidade se pensar em montar uma banda profissional de blues no país. Graças ao trabalho contínuo e consistente do grupo, toda uma geração de músicos e produtores de shows se interessou por esse estilo musical, formando um público fiel e numeroso. Em 2015, a banda comemorou 30 anos de carreira com o lançamento do seu mais novo CD. Gravado ao vivo no Teatro do SESC Santo Amaro, em São Paulo, o álbum tem doze músicas. A banda resgatou Safra 63, música de seu primeiro LP lançado em 1987. Canções autorais de diferentes álbuns como Tiro de Largada e Puro Malte se somam às inéditas Let it Rain e Solidão dos Bois. Esses 30 anos de estrada foram maturando cada vez mais essa que é a mais criativa e popular das bandas brasileiras nesse segmento.


Clique para ampliar.



Serviço
1º Niterói Rock'n'Blues Fest
Data: De 9 a 11 de setembro de 2016
Horário: Sexta às 19h30; Sábado e Domingo às 18h
Lotação: 457 lugares
A entrada é franca e por ordem de chegada, sujeita à lotação do Teatro. Essa checagem será feita sempre ao fim de cada espetáculo, garantindo assim a rotatividade do público nas apresentações. Durante os shows, será fornecido um cartão em caso de saídas rápidas por razões de força maior. Não é permitido guardar lugares.
Classificação etária: Livre

Local: Praça do Teatro Popular de Niterói - Caminho Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói-RJ
Informações: (21) 2620-6101








Publicado em 0000-00-00