De 13 a 16 de setembro, a partir das 20h, a 10ª Edição Niterói em Cena promove, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a apresentação da Mostra Competitiva de Cenas Curtas. Em cada noite sete cenas subirão ao palco para concorrer ao prêmio. Na quarta, 13, a Cia. Ávida, de São Gonçalo, apresenta "Jogo da Velha"; o grupo carioca Primitivos mostra "A Mui Lamentável Advertência de Píramo e Tisbe"; o também carioca grupo Coletivo Criativo sobe ao palco com "Offshore: afastado da costa"; Rafael Souza-Ribeiro apresenta "A Grande Festa"; "Berenice" é o espetáculo do grupo carioca Descarte; A "Espantalhos Cia de Comédia" apresenta "Linha de Frente"; e finalizando a noite a Arrebol Companhia de Teatro leva ao púbico "Selecionado". Em todos os dias, a entrada é franca.

Confira a programação de quarta-feita, 13 de setembro

A Cia. Ávida, de São Gonçalo, apresenta Jogo da Velha, conto popular africano, de autor desconhecido (conto popular africano). A direção fica a cargo de Gabriel Mendes e no elenco, Ivan de Oliveira, Kadú Monteiro e Michael Alves, além do músico Kevin Serpa. O texto conta a história da velha aldeia de Ifá, que recebe a visita de uma velha senhora e coisas terríveis começam a acontecer. A tristeza, o desespero e tudo que é de ruim toma conta de todo o povo. Nada parecia ser capaz de deter todas essas pragas. Até que dois irmãos gêmeos decidem acabar com toda essa desgraça. Duração de 14 minutos.

A Mui Lamentável Advertência de Píramo e Tisbe é o texto apresentado pelo grupo carioca Primitivos. Com texto e direção de Jéssika Menkel, Alex Marcolini, Francisco de Assis, Ian Oliveiras, Marcelo Britto e Raphael Joia interpretam o universo de jovens estudantes que fazem parte de uma instituição escolar religiosa e de um mundo repressor. Estudantes que buscam no teatro uma forma de respiro, resistência e diversão, mas principalmente a liberdade de ser. Duração: 15 minutos.

O grupo Coletivo Criativo leva ao palco Offshore: afastado da costa. Com texto e atuação de Júlia Bravo e Lívia Bravo e direção de Wellington Fagner, a cena traz relatos pessoais das atrizes que se mesclam com ficção - inspiração na peça "PAI" de Cristina Mutarelli e "Mamãe e Papai" de autor desconhecido - a encenação se estabelece. Duração: 12 minutos.

A cena A Grande Festa tem texto e direção de Rafael Souza-Ribeiro, tendo no elenco Paula Valente e Rafael Souza-Ribeiro. O texto é o lamento patético de uma grande dama da sociedade que se desdobrou para exibir ao mundo o que tinha de melhor e agora convive com a ressaca e os destroços de um evento malsucedido. Duração: 13 minutos.

O gruo carioca Descarte leva ao palco do Teatro Popular a cena Berenice. A direção é de Kako Leitão, texto e atuação de Juliana Bittencourt. Berenice é uma senhora de 89 anos, que recebe seus netos para uma tarde recheada de histórias, com bolo e cheirinho de café. Na história, passamos pelo seu casamento, seus dias no sítio com seu marido e os 6 filhos. A alegria das memórias e momentos de reflexão sobre a velhice são o contorno dessa tarde com os netos. Duração: 10 minutos.

Linha de Frente é a cena que traz a carioca Espantalhos Cia de Comédia. Com texto de Léo Gaviole, direção de Lipe Dál-Col e atuações de Léo Gaviole e Luiz Prata, Linha de Frente mostra que uma Guerra não conta com empates, ou você ganha ou você morre. Os momentos cruciais que antecedem uma batalha são envolvidos de muito nervosismo e incertezas. A Coragem pode estar a um fio de se romper com um simples imaginar do fracasso. Duração: 6 minutos.

Pra fechar a noite, o grupo carioca Arrebol Companhia de Teatro apresenta Selecionado, que tem texto e direção de Isabele Riccart. O elenco formado por Betina Rezende e Rafael Queiroz, conta a história de um homem que está para descobrir que uma inconveniente ligação de telemarketing pode revelar mais de nós mesmos do que se imagina. "Você gostaria de adquirir o Seguro Personal?". Duração: 10 minutos.

A mostra de curtas segue até sábado. Não perca, a entrada é franca.

Niterói em Cena Celebra sua 10ª Edição!

Entre os dias 13 e 24 de setembro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe a 10ª edição do Niterói em Cena, com a Mostra de Espetáculos e a Mostra Competitiva de Cenas Curtas contemplando produções dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro; além de Oficinas para atores ministradas por Duda Maia; Moacir Chaves; Rodrigo Portella; e Márcio Libar; e Oficina Especial para Educadores das Artes Cênicas com Marcos Bulhões (Professor de Teatro e Educação da USP). Toda a programação (Mostras e Oficinas) será gratuita.

Após centenas de inscrições, foram selecionadas para a Mostra de Espetáculos 06 produções vindas de Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que também participarão de debate após suas apresentações; e 28 cenas curtas de grupos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo para a Mostra Competitiva, que contará também com debates coordenados pelo crítico teatral Rodrigo Monteiro, nas tardes seguintes às apresentações, com a presença dos atores e do público em geral.

Criado em 2008, pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional festival de teatro da cidade reúne artistas e grupos de todo o país, apresentando inúmeros gêneros teatrais, como: comédia, melodrama, teatro-dança, teatro narrativo, tragédias clássicas e teatro de animação, que, neste ano, concorrerão a diversos prêmios, entre eles, os melhores: Texto, Direção, Ator, Atriz, Composição Visual; Cena (por júri popular); além do Prêmio Especial; e das três Melhores Cenas Curtas do 10° Niterói Em Cena.

As Oficinas acontecerão nos Teatros da UFF e Teatro Abel e as duas Mostras no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Toda a cidade será envolvida pelo clima teatral e a festa promete estender-se por todos os cantos da cidade, com encerramento no dia 24 de setembro, quando haverá a premiação e uma grande festa para comemorar seu décimo ano de existência.

O 10º Niterói em Cena conta com o patrocínio da Caixa Cultural, através de seu programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança 2017, e o apoio da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói/FAN. Realização: F2 Produções Artísticas e BB Produções Artísticas.




Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00