De 13 a 16 de setembro, a partir das 20h, a 10ª Edição Niterói em Cena promove, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a apresentação da Mostra Competitiva de Cenas Curtas. Em cada noite sete cenas subirão ao palco para concorrer ao prêmio. Na quinta, 14, a niteroiense Odara Produções apresenta "O Anjo Azul Acerca de Tudo"; o grupo Vendaval Fulminante leva ao palco "Aguarde para ser atendido obrigado por aguardar"; o Teatro 96 vem com "A Balança"; a Oficina Social de Teatro, de Niterói, apresenta Caim; o grupo UchoArte apresenta "Fragmento_PAGÚ pra quê?"; "Amor em 8 tempos" é o texto apresentado pelo grupo Potcha; e "Do lado de cá", pela Cia Parioca de Teatro. Em todos os dias, a entrada é franca.

Confira a programação de quinta-feita, 14 de setembro

A niteroiense Odara Produções apresenta O Anjo Azul Acerca de Tudo, com texto de Monica Ferreira e Joel Vieira e direção de Mario Sousa. Monica Ferreira, Joel Vieira, Silvano Marciano, Luana Cantinin e Helena Dantas interpretam a peça fala sobre a saga dos autistas e seus familiares, na relação com o mundo e a sociedade, que fecha portas, segrega, dificulta ou não permite o acesso aos espaços coletivos. Duração: 15 minutos.

Aguarde para ser atendido obrigado por aguardar é o texto levado pelo grupo carioca Vendaval Fulminante. Com texto de Clara Meirelles, direção e atuação de Ana Abbott e Raquel Alvarenga, a cena conta a história de uma mulher de quase 40 anos, para aplacar suas angústias, decide congelar os óvulos e é surpreendida por uma promoção do telemarketing que oferece também o congelamento completo do corpo. No impulso, aceita a oferta. Já em 2080, presa num corpo jovem, resolve cancelar o serviço e, refém da tecnologia, se torna vítima de um sistema que não funciona. Duração: 15 minutos.

O grupo carioca Teatro 96 vai apresentar, com texto e direção de Wladimir Alves Fernandes, a cena A Balança. Com o elenco formado por Danilo Maia, Silvio Garcia, Mariana Pompeu, Elisa Barbosa e Rodrigo Ladeira, o texto questiona, "O que é corrupção, de fato?" Podem elas ser maiores ou menores? E se fossem, poderiam as menores serem relevadas? Um homem que morre e vai ao inferno, acaba por debater o tema na tentativa de enrolar o diabo e conseguir seu caminho de volta. Duração: 15 minutos.

Caim é o texto que a Oficina Social de Teatro de Niterói vai apresentar no palco do Teatro Popular. Com texto de Sylvio Moura e direção de José Geraldo Demezio. Jean Maciel interpreta o personagem bíblico que revoltado com sua condição e por Deus não aceitar a sua oferta, decide matar seu irmão Abel e revelar uma nova realidade sobre si. Duração: 15 minutos.

O grupo carioca UchoArte sobe ao palco com o texto Fragmento_PAGÚ pra quê?, de Gleice Uchoa. Com direção de Luã Batista e inspirado no livro "Dos escombros de Pagu", de Tereza Freire, a cena conta a vida de Patrícia Rehder Galvão, a Pagú, a primeira presa política no Brasil. Duração: 12 minutos.

Amor em 8 tempos é o texto de Raul Franco que o grupo carioca Potcha vai levar ao público do "Niterói em Cena". Com direção de Carmem Frenzel e elenco formado por Gizzela Mascarenhas e Raul Franco, a cena conta a história de um casal, Caio e Clarice, contada a partir de fragmentos não-lineares, cenas que vem e vão, mostrando certas passagens na vida a dois: o encontro, a separação e o reencontro. Duração: 13 minutos.

A carioca Cia Parioca de Teatro apresenta Do lado de cá, de Fabrício Branco, tendo no elenco Bayron Alencar e Cristiane Maquiné. Siri Reloaded? Androgenia difícil de comunicar? Primatinhas? Tá cada vez mais difícil acompanhar o teatro contemporâneo. Ainda mais para Laura e Carlos, casal leigo ao meio, que opta por fazer um programa diferente. Em meio aos códigos atuais, só resta a dúvida: qual é a hora certa de bater palmas? Duração: 13 minutos.

A mostra de curtas segue até sábado. Não perca, a entrada é franca.

Niterói em Cena Celebra sua 10ª Edição!

Entre os dias 13 e 24 de setembro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe a 10ª edição do Niterói em Cena, com a Mostra de Espetáculos e a Mostra Competitiva de Cenas Curtas contemplando produções dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro; além de Oficinas para atores ministradas por Duda Maia; Moacir Chaves; Rodrigo Portella; e Márcio Libar; e Oficina Especial para Educadores das Artes Cênicas com Marcos Bulhões (Professor de Teatro e Educação da USP). Toda a programação (Mostras e Oficinas) será gratuita.

Após centenas de inscrições, foram selecionadas para a Mostra de Espetáculos 06 produções vindas de Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que também participarão de debate após suas apresentações; e 28 cenas curtas de grupos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo para a Mostra Competitiva, que contará também com debates coordenados pelo crítico teatral Rodrigo Monteiro, nas tardes seguintes às apresentações, com a presença dos atores e do público em geral.

Criado em 2008, pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional festival de teatro da cidade reúne artistas e grupos de todo o país, apresentando inúmeros gêneros teatrais, como: comédia, melodrama, teatro-dança, teatro narrativo, tragédias clássicas e teatro de animação, que, neste ano, concorrerão a diversos prêmios, entre eles, os melhores: Texto, Direção, Ator, Atriz, Composição Visual; Cena (por júri popular); além do Prêmio Especial; e das três Melhores Cenas Curtas do 10° Niterói Em Cena.

As Oficinas acontecerão nos Teatros da UFF e Teatro Abel e as duas Mostras no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Toda a cidade será envolvida pelo clima teatral e a festa promete estender-se por todos os cantos da cidade, com encerramento no dia 24 de setembro, quando haverá a premiação e uma grande festa para comemorar seu décimo ano de existência.

O 10º Niterói em Cena conta com o patrocínio da Caixa Cultural, através de seu programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança 2017, e o apoio da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói/FAN. Realização: F2 Produções Artísticas e BB Produções Artísticas.


Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00