Entre as atrações do evento "Sentimento Niemeyer" estão shows de Edu Krieger, Dorina e leitura Dramatizada de Orfeu da Conceição

Em dezembro, o Teatro Popular faz uma homenagem ao seu criador, Oscar Niemeyer, que completaria 107 anos neste mês. O evento "Sentimento Niemeyer", que acontece entre os dias 5 e 15, terá atrações gratuitas que se dividem em shows de MPB, bossa nova, leitura dramatizada, teatro e poesia. O objetivo é contar um pouco da historia do menino que fez da curva um traço de talento e sensualidade.

A marca das comemorações foi criada pelo cartunista Aroeira, ex-morador de Niterói, que também se encantou pelo Teatro Popular e foi convidado para fazer esse lindo desenho de Oscar.

Esse tributo a Oscar irá mostrar ao público as ligações do arquiteto com as artes e com a cultura brasileira. Revisitar a vida e obra de Oscar Niemeyer, resgatando sua essência, é missão do Teatro Popular que leva seu nome e marca da cidade de Niterói.

A homenagem começa nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, com show de Edu Krieger, a partir das 20h. Reconhecido pelo talento como intérprete e instrumentista, o cantor é parceiro de Oscar Niemeyer na composição de um samba. No show, além desse samba, ele apresentará também outras composições de sucesso com parceiros como Ana Carolina, Maria Rita, Maria Gadú e Roberta Sá... Entre sambas, forrós, repentes, choros e baiões, o cantor traz um olhar contemporâneo para a música popular brasileira.

Nos dias 6, 7, 13 e 14, às 16h, é a vez do público infantil conhecer um pouco do universo, Oscar Niemeyer através de contação de histórias, no evento "Uma história, uma curva, um traço: um tributo a Niemeyer", com histórias apresentadas por Benita Prieto e Lúcia Fidalgo.

No dia 12, às 20h, acontece a roda de samba "Samba do Oscar" com Dorina e participação de Inácio Rios. Niemeyer adorava samba e bossa nova, tanto que compôs o "Samba do Arquiteto", em parceria com Jorge Aragão, que nesse show será apresentado pelo parceiro e ex-integrante da banda de Aragão – Inácio Rios. Com apresentação e direção musical de Amaury Santos, jornalista e pesquisador de samba e MPB, o evento terá também um bate-papo com o público que trará curiosidades sobre a música, composta em 1962.

Para celebrar a paixão de Oscar pela bossa nova, no dia 11, a partir das 19h, o show com um dueto de voz e violão com Fátima Regina e Zé Neto. Dona de afinação impecável e suingue contagiante, Fátima Regina encontrou na firmeza e sofisticação do violão de Zé Neto um fértil terreno para suas ousadias e propostas musicais. Juntos eles farão um inesquecível show com o melhor da bossa nova.

Nos dias 13 e 14, haverá a leitura dramatizada da peça "Orfeu da Conceição", apresentado pelo grupo Nós do Morro, que faz uma homenagem ao arquiteto Niemeyer e a cultura afro-brasileira. Em 1942, Vinicius de Moraes teve a ideia de transpor o mito grego de Orfeu para uma favela carioca. Sua ideia tornou-se um espetáculo que estreou em 1956 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer fez os cenários, Carlos Scliar e Djanira fizeram os cartazes e o Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento, forneceu os atores para o elenco, como o próprio Abdias, além de Haroldo Costa, Ademar Pereira da Silva, Ruth de Souza entre outros.

Para fechar a homenagem a Niemeyer, no dia 15, o tradicional sarau de poesia do Teatro Popular, realizado em parceria com João do Corujão, terá uma edição especial, com a leitura de alguns textos do arquiteto.


Serviço

05/12 – Show Edu Krieger
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Palco Bistrô
Entrada Gratuita

6,7,13 e 14/12 - Contação de Histórias
Horário: 16h
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Palco Bistrô
Entrada Gratuita

11/12 - A Bossa de Niemeyer
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Palco Bistrô
Entrada Gratuita

12/12 – Samba do Oscar com Dorina e participação de Inácio Rios
Horário: 19h
Duração: 180 minutos
Classificação: Livre
Local: Palco Bistrô
Entrada Gratuita

13 e 14/12 - Leitura Dramatizada – Orfeu da Conceição (Grupo Nós do Morro)
Horário: 20h
Duração: 70min
Classificação: Livre
Local: Palco Bistrô
Entrada Gratuita

15/12 – Curta, Poesia & Literatura
Horário: 19h
Duração: 180 min
Classificação: Livre
Local: Palco Bistrô
Entrada Gratuita


Tags:






Publicado em 07/04/2021