Novo projeto incentiva a cultura musical local e a maior interação com o público

O projeto "Palco Popular" terá sua primeira edição no próximo dia 31 de julho, domingo, às 17 horas, com entrada franca. Trata-se de um show a céu aberto, nos fundos do Teatro Popular Oscar Niemeyer, que vai privilegiar o artista da cultura musical local, com maior interação do público. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

O evento resgata a idéia do arquiteto Oscar Niemeyer de um palco externo voltado para a praça do povo, aderente à cidade e acessível, misturando e fomentando a cultura local e popular junto ao belíssimo pôr do sol mais bonito de Niterói e que pinta a arquitetura. A escolha do espaço tem como objetivo promover uma maior interação e integração entre o público que passa suas tardes no Caminho Niemeyer e no Teatro Popular.

Sobre o Teatro popular Oscar Niemeyer

Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. Entre os oito equipamentos, um deles é o Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Oscar Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras. O Teatro Popular foi construído em forma de meia-lua, mistura de vidro e concreto. Com capacidade para 460 pessoas, uma obra única, com inúmeros detalhes arquitetônicos, assim é o Teatro Popular. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Com uma genial inovação do arquiteto, em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma platéia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.


Serviço

Evento: Palco Popular
Data: Domingo, 31 de julho de 2022
Horário: 17h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói (atrás do Terminal)








Publicado em 06/07/2022