O evento conta com oficinas, lançamento de livro e performance de narração oral de contos

O Teatro Popular recebe nos dias 30 de setembro, 04 e 05 de outubro o projeto "A arte de governar a si mesmo". Conta com 3 ações, entre elas, o espetáculo de mesmo nome; a oficina de contos "As mil e uma noites: o poder da palavra feminina" com Gislayne Matos; o lançamento do livro "Narração artística: modos de fazer" (AbraPalavra); seguido de roda de conversa mediada pela contadora de histórias Rita Gama.

"A Arte de Governar para si mesmo", é uma performance narrativa concebida pela contadora de histórias Daniella D'Andrea em parceria com Warley Goulart, coordenador do grupo 'Os Tapetes Contadores de Histórias' – que também faz a direção cênica. A partir de uma história base, Daniella narra outras histórias da tradição oral do oriente. Desse modo, surgem “A cidade melão” (Afeganistão) e “O cego Abdallah” (Arábia), além de trechos de um texto de Hakim Sanai, poeta persa do século XII.

O espetáculo tem entrada gratuita e reúne os contos a partir do tema "governo" e sua relação com uma conduta consciente perante a vida. Foi vencedor do edital de teatro adulto para espaços alternativos/2019 da Fundação de Arte de Niterói e do edital Retomada Cultural 1 e 2 da Lei Aldir Blanc/SECEC-RJ. Ganhou destaque em eventos, abrindo a 5ª Candeia - Mostra Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte e o 11º ECOH - Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (PR).

Na reestreia em Niterói, teremos também o lançamento do livro "Narração Artística: modos de fazer" (editora Abrapalavra) com ensaios de 12 contadores de histórias de todo o Brasil e roda de conversa com a participação especial de Aline Cântia e Fernando Chagas - organizadores do livro que estão vindo de BH - e convidados.

E fechando com chave de ouro nos dias 4 e 5 de outubro a mestra narradora Gislayne Matos, especialista em Art et Thérapie pela Sorbonne-Paris VI e INECAT-Paris e Mestra em Educação pela UFMG, estará presente vindo também especialmente de Belo Horizonte para mediar uma oficina sobre sete temas presentes na clássica compilação de contos populares do oriente: As Mil e Uma Noites.

Sinopse

Espetáculo de narração oral de contos filosóficos ancestrais. Um príncipe temperamental e desinteressado, criado com excesso de cuidados por uma rainha viúva, é colocado sob a observação de um mestre ancião. A partir de uma história moldura da tradição oral árabe, o espetáculo se desenha como uma coletânea onde as histórias se entrelaçam. Assim, essas narrativas atemporais provocam reflexões sobre o tema governo e sua relação com uma conduta consciente perante a vida.

Sinopse

"Narração artística: modos de fazer" é o primeiro livro da editora Abrapalavra ligada ao Instituto Cultural Abrapalavra, uma organização social civil sem fins lucrativos sediada em Belo Horizonte que atua no campo das narrativas e das artes integradas, com diversas atividades que incluem fruição artística, formação, pesquisa e fomento entre elas mostra internacional de narração artística Candeia que já acontece em BH há cinco anos.

O livro trata dos modos de fazer narração por meio de relatos, artigos, ensaios e poesia de narradores reconhecidos em todo o Brasil como Gislayne Matos, Josiane Geroldi, Emilie Andrade, Juliana Daher, entre outros. Ao todo 10 contadores de histórias falam sobre seus processos criativos e trabalho.

Ficha Técnica

Concepção e Roteiro: Daniella D`Andrea e Warley Goulart
Direção: Warley Goulart
Contadora de histórias: Daniella D`Andrea
Consultoria Narrativa: Juliana Franklin
Cenário: Warley Goulart e Leo Thurler
Figurino: Daniella D`Andrea
Iluminação: Warley Goulart
Operação de luz e som: Kadu Moura
Direção de Produção: Daniella D`Andrea

Sobre Daniella D'Andrea

Daniella D`Andrea passou por diversos festivais de narradores e o mais recente deles, a CANDEIA em Belo Horizonte. Integrou, ainda, “Os Trovadores”, grupo de contadores de histórias com o qual viajou pelo Brasil, participou de festivais como o Festival de Teatro de Boneco de Curitiba e o Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu (SP).

Sobre Gislayne Matos

Mestra em Educação pela UFMG, especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC-MG, especialista em Art et Thérapie pela Sorbonne-Paris VI e INECAT-Paris. Formada em Interculturalidade pela Association Interferences Culturelles - Paris. Pesquisadora de contos de tradição oral e contadora de histórias. Autora de livros e capítulos de livros com vários autores e artigos em revistas especializadas, sobre o tema dos contos e contadores.

Estudiosa autodidata d’As Mil e Uma Noites desde os anos 1980, a partir de 2003 Gislayne Matos vem realizando oficinas sobre a obra. Além de Belo Horizonte e cidades mineiras, também os interessados em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Branco, Recife, Salvador e Buenos Aires já puderam desfrutar do encantamento d'As mil e uma noites, nessas oficinas.


Serviço

Nome do evento: "A arte de governar a si mesmo"
Data: 30 de setembro
Horário: 20h
Duração: 54 min
Classificação: 12 anos (espetáculo)
Entrada: Gratuita

Roda de Conversa e Lançamento do livro "Narração Artística: modos de fazer" (Editora AbraPalavra)
Data: 30 de setembro
Horário de início do evento: 17h às 19h
Duração: 2h
Classificação: 16 anos
Entrada: Gratuita
Participantes da roda de conversa: Daniella D'Andrea, Julia Cárdenas, Gislayne Matos, Aline Cântia, Fernando Chagas e mais 2 ou 3 convidados.

Oficina "As mil e uma noites: o poder da palavra feminina"
Data: 4 e 5 de outubro
Horário de início do evento: 13h às 16h
Duração: 3h (2 dias)
Classificação: 16 anos
Público Alvo: Adultos
Entrada: Gratuita, mediante inscrição pelo e-mail: constelariodehistorias@gmail.com
*Serão disponibilizadas apenas 30 vagas*
Mediadora: Gislayne Matos

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
End: R. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Tel: (21) 97104-2002








Publicado em 26/09/2022