Show do primeiro disco integralmente com letra e música do compositor e violonista carioca Guinga, lançado pela Vogas Produções em junho de 2021.

A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe o violonista Guinga, na sexta-feira, 25 de novembro, às 20h. No show o artista irá apresentar faixas do novo álbum, "Zaboio", além de outras canções compostas ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira.

Zaboio valoriza o trabalho de um compositor ímpar, símbolo da cultura do Rio de Janeiro, que do alto dos seus 71 anos, ainda jorra criatividade, inventividade musical e vontade de produzir. É da geografia carioca de um Rio antigo e de Niterói, romanticamente preservado na mente de Guinga, que se alimenta de músicas de Zaboio. Pelo fato de o compositor assinar as letras, a geografia fluminense de Zaboio é desenhada com nitidez nos versos que nomeiam bairros cariocas, nos cruzamentos de ‘Meu pai’, e em ‘Tangará’, canção dedicada à cidade de Niterói e ao amigo Sérgio Mendes. ZABOIO apresenta o show de lançamento de um disco reverenciado pela crítica especializada.

Zaboio descreve as reminiscências do artista. "Este álbum é um retrato fiel da minha alma", diz o artista. Composto durante a pandemia, o álbum explora uma parte íntima do compositor. ¨Isolamento sempre leva você à reflexão, a viver mais consigo mesmo. Sempre fui uma pessoa isolada, reclusa. É evidente que a pandemia te obriga, impõe isolamento, diferente do isolamento opcional. Muitas vezes a música me ajudou nesses momentos¨, diz o artista.

Sobre Guinga

Violonista incensado no mundo inteiro, admirado pelos seus pares e pela crítica especializada, Guinga já recebeu importantes premiações, como o Prêmio Sharp, em 1996 (de Melhor Disco Instrumental e Melhor Produção por "Cheio de Dedos"; Melhor Música Instrumental por "Dá o Pé Loro" e Melhor Canção por "Chá de Panela"), o Prêmio da Música Brasileira (Melhor Canção por "Sedutora", em 2015, e Melhor Arranjador por "Porta da Madama". em 2016), além da indicação em 2012 ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental por "Rasgando Seda", gravado com o Quinteto Villa-Lobos.

Com mais de 50 anos dedicados à música e quase 20 álbuns solo e com parceiros valiosos, o carioca de Madureira Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar foi trocando gradualmente a cadeira de dentista pelas partituras como forma de ganhar a vida. A herança sonora de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Garoto, Baden Powell, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim fez da música espetacular de Guinga um manancial para todos que procuram algo completamente novo na música popular brasileira.


Serviço

Guinga | Zaboio
Data: Sexta-feira, 25 de novembro de 2022
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
Valores: R$ 25 (inteira) – R$ 12,5 (meia)
Ingressos: Sympla

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói, RJ








Publicado em 18/11/2022

O infantil "Família Encanto" entra em cartaz na Sala Nelson Sábado, 27 de julho
Suzy Brasil apresenta "Made in Brasil", na Sala Nelson Sábado, 27 de julho
Carlos Mauro passeia por sua carreira na Sala Nelson Domingo, 28 de julho
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA
Memória: Emicida apresenta AmarElo na Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
A Sala Nelson Pereira dos Santos