A Baixada Jazz Big Band chegou para compor a programação do I Festival de Choro de Niterói! Quinta-feira, dia 20 de abril, a partir das 20h, o Theatro Municipal de Niterói vai ser palco para esse show em tributo a Severino Araújo. A apresentação vai contar com a participação especial de Alaíde Costa, Watson Cardozo, Marcos Sacramento, Lê Santana e Ana Costa.
Dando início a uma nova tradição para a cidade, o I Festival de Choro de Niterói chega para potencializar a cena local de um dos ritmos mais tradicionais do Brasil. Com uma programação intensa de shows e oficinas, o festival é uma realização da Prefeitura de Niterói através da Fundação de Arte de Niterói.
A Baixada Jazz Big Band foi criada em 2010 por João Batista de Morais e Altair Martins, com o objetivo de tocar Jazz e Bossa com o formato das Big Bands dos anos 50. O grupo, que conta com 17 músicos amantes do Jazz, já participou de vários festivais. Pela orquestra já passaram músicos como Idriss Boudrioua (sax), Sérgio Galvão (sax) e Vitor Gonçalves (piano). Convidados como Jorginho Neto (SP), Indiana Nomma, Marcelo Martins, Widor Santiago, Idriss Boudrioua, Sergio Galvão, Jessé Sadoc, Daniel Garcia, Mariana Bernardes e muitos outros.
Mais sobre Alaíde Costa
Alaíde Costa é uma cantora carioca que marcou a história da música popular brasileira. Sua trajetória na música começou ainda na infância quando se apresentava em shows de calouros e programas infantis de rádio. Entretanto, sua carreira profissional teve início apenas em 1955, quando assinou um contrato como crooner do Dancing Avenida, no Rio de Janeiro.
Desde então, Alaíde se destacou na bossa nova, quando trabalhou em parceria com outros nomes de renome como Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Johnny Alf. Além disso, a artista também participou de outro momento histórico: esteve presente na formulação do álbum “Clube de Esquina”, trabalho de Milton Nascimento, Lô Borges e outros que rendeu um novo capítulo para a MPB.
Mais do que isso, Alaíde é famosa por ter sua própria assinatura musical e ser uma das principais intérpretes do Brasil. Em 2014, finalmente realizou o seu sonho de gravar um disco autoral. "Canções de Alaíde" foi lançado pelo selo "Nova Estação" e produzido por Thiago Marques Luiz.
Mais sobre Ana Costa
Cantora, compositora e violonista Ana Costa, afilhada musical de Martinho da Vila, é um dos nomes mais representativos da revitalização do samba no Rio de Janeiro. Desde a década de 90, a artista dedica-se o ano inteiro ao movimento do samba com seu repertório repleto de sucessos que encantam a todas as gerações. Com uma trajetória de sucesso, indicada quatro vezes como melhor cantora de samba no Prêmio da Música Brasileira, a artista foi eleita Revelação no 5º Prêmio Rival Petrobras de Música.
Com 5 CDs e 1 DVD lançados, além de diversos singles lançados durante a pandemia, e participações em projetos especiais, Ana vem conduzindo a carreira consciente do próprio valor e das próprias possibilidades de êxito. Em 2019, dedicou-se a algumas de suas facetas, a de compositora, arranjadora e produtora musical. Com sua parceira musical Zélia Duncan, compôs 16 músicas que foram gravadas no álbum “Eu sou mulher, eu sou feliz” um projeto especial lançado pela Biscoito Fino, com diversas cantoras da MPB interpretando músicas que falam da alma feminina, suas alegrias e dissabores, produzido por Bia Paes Leme.
Atualmente se prepara para mais um projeto com Leila Pinheiro num show criado especialmente para homenagear os grandes compositores de samba. E também se prepara para a gravação de um novo álbum para lançamento em 2023.
Mais sobre Marcos Sacramento
Com 17 discos lançados e 37 anos de carreira, Marcos Sacramento é um artista solar, daqueles que aquecem e iluminam as plateias. Niteroiense criado no bairro do Fonseca, o músico se tornou um dos grandes cantores e compositores brasileiros.
Sua trajetória – que vai da música ao teatro e ao cinema – revela os caminhos de um intérprete versátil, reconhecido no meio musical como uma das importantes referências do canto brasileiro. Suas composições, cada vez mais recorrentes em seus últimos trabalhos, seguem o mesmo caminho da excelência de sua voz. Em sua carreira, cantou ao lado de grandes artistas brasileiros, em especial da cena musical de Niterói, interpretando as obras de nomes como Assis Valente, Noel Rosa e Custódio Mesquita.
Mais sobre Lê Santana
Lê Santana nasceu no Estado do Tocantins. Mudou-se para Belém (PA) em 1989, onde iniciou sua carreira artística. Fez parte de vários grupos musicais da cidade e foi contemplado como melhor intérprete de alguns festivais da região.
Mudou-se para o Niterói (RJ) em janeiro de 2002. Participou de Shows de Danilo Caymmi, Sebastião Tapajós, Billy Blanco dentre outros. Também fez participação nos CDs Amigo é pra essas coisas, com participação de Roberto Menescal, Quarteto em Cy, Monarco, Guinga, Leila Pinheiro dentre outros.
Lê Santana entrou na Ala Dos Compositores da Estação Primeira de Mangueira em 2009. Atualmente é o cantor mais novo da Velha Guarda Musical da Mangueira. Está em turnê pelo país com o Projeto: “ETERNAS COMPANHEIRAS”, que une parte da Velha Guarda Musical da Mangueira e Portela.
Mais sobre Whatson Cardozo
Clarinetista e Saxofonista, Whatson Cardozo é natural de Niterói. O músico iniciou seus estudos ainda aos dez anos de idade, na banda de música do Colégio Salesiano de Santa Rosa, sob a orientação do maestro Affonso Reis e Jorgelen de Oliveira, prosseguindo com Cristiano Alves, Thiago Tavares e Edmilson Nery.
Como solista, participou da OSB Jovem, em 2004, da Cia Experimental de Ópera, em 2005, e da Academia Petrobras Sinfônica, em 2006. Foi finalista do concurso FURNAS Musical. Em São Paulo, em 2007, atuou na Orquestra Sinfônica de Santo André, na Orquestra de Câmara da Universidade de SP (OCAM) e na Orquestra Jovem de Tom Jobim. Jovem Artista Residente da Oferenda Musical em 2008 e 2009, em São Paulo e Artista Residente do MIMU 2011, em Minas Gerais.
Serviço
I Festival de Choro de Niterói - Show da Baixada Jazz Big Band em homenagem a Severino Araújo
Data: Quinta-feira, 20 de abril de 2023
Horário: 20h
Evento gratuito
Retirada dos ingressos 1 hora antes na bilheteria do Theatro.
Classificação indicativa: livre
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro de Niterói/RJ