Quem disse que os pequenos ficariam de fora da programação do I Festival de Choro de Niterói? Sábado, dia 22 de abril, o Theatro Municipal de Niterói recebe "O Choro de Pixinguinha", espetáculo infantil que conta com personagens como Chiquinha Gonzaga, Nelson Cavaquinho e Pixinguinha. A partir das 15h, as crianças de Niterói vão poder se encantar com um dos ritmos mais tradicionais do Brasil!

Dando início a uma nova tradição para a cidade, o I Festival de Choro de Niterói chega para potencializar a cena local de um dos ritmos mais tradicionais do Brasil. Com uma programação intensa de shows e oficinas, o festival é uma realização da Prefeitura de Niterói através da Fundação de Arte de Niterói.

Na trama do espetáculo, o público acompanha as crianças Júnior, Marilú, Beto, Bianca e Lucinha. Marilú e Bianca, colegas de turma na escola, estão empenhadas em seu trabalho da aula de música, cujo tema é o maestro, compositor, arranjador e músico Pixinguinha. As meninas, muito estudiosas, não se contentam em fazer apenas uma redação ou um cartaz. Então, chamam os amigos para ajudar a encenar uma "peça" sobre o genial Pixinguinha.

Pixinguinha foi um menino prodígio. Aos 12 anos, tocava cavaquinho, aos 13, passou ao bombardino e a flauta. Mais velho trocaria a flauta pelo saxofone. Aos 17 anos gravou suas primeiras instrumentações, e aos 18 suas primeiras composições, nada menos que "Rosa" e "Sofres Porque Queres". Em 2023, o artista faria 126 anos. Pode-se dizer que ele é o "pai" da música brasileira.

Maestro, compositor, arranjador e instrumentista, criou o que hoje são as bases da nossa música popular. Misturou a música de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro.

Apresentando histórias, músicas e arranjos desse grande artista a partir de um olhar infantil, o musical apresenta os aspectos da vida e da música de Pixinguinha de forma intrigante para o público infantil. O "Chorinho", gênero a que o Mestre dedicou a maior parte de sua vasta produção, será um destaque especial da peça.

O musical, que estreou em 2018, recebeu o Prêmio Botequim Cultural de Melhor Texto e a indicação de Melhor Ator para Édio Nunes; Recebeu o Prêmio CBTIJ de Melhor Coreografia e Melhor Figurino, e foi indicação ao Melhor Texto, Direção Musical, Adereços e Coordenação Técnica.


Serviço

I Festival de Choro de Niterói - Musical "O Choro de Pixinguinha"
Data: Sábado, 22 de abril de 2023
Horário: 15h
Evento gratuito
Retirada dos ingressos 1 horas antes na bilheteria do Theatro.
Classificação indicativa: livre

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro de Niterói/RJ








Publicado em 05/04/2023