Festas populares, com destaque especial para o Carnaval, temas folclóricos e muita música povoam há 30 anos os quadros do artista plástico Fernando V. da Silva. Na mostra comemorativa de três décadas dedicadas à pintura, em cartaz na Sala José Cándido de Carvalho, no Ingá, Fernando apresenta mais uma vez seus acrílicos sobre tela com figuras do povo e riquezas de detalhes. Mais do que formas e cores, sua exposição individual, a primeira que realiza em Niterói, cidade aonde vive desde 1980, revela sua paixão pelo oficio. "A arte só me dá prazer", afirma.

Considerado um dos grandes artistas primitivistas. Fernando tem obras no acervo do Museu de Arte Naif da França e no Museu Internacional de Arte Naif do Brasil, no Rio. "Minha pintura é universal", diz o artista que não esconde o orgulho de levar tradições populares nacionais a vários países como Estados Unidos, Itália, Portugal e Argélia. "Não faço obras apenas para o hoje e sim para o futuro", afirma. Seu nome, na verdade já faz parte da história das artes está presente em vários livros de referência nacionais e estrangeiros.

Na atual exposição, as figuras estão presentes em diferentes cenários como a zona de pesca, campo, roda de capoeira e até no velório de um músico. "Minha vida é a música", diz Fernando que transmitiu esta paixão ao filho caçula que é trompetista. Mas o artista também exibe, na mostra, sempre em acrílico sobre tela, uma paisagem, o quadro Noite Tropical. Apesar de ter alcançado o reconhecimento, Fernando tem algumas queixas. "Um País que não tem cultura considera a arte supérflua", afirma.

A falta de incentivo não fez com que Fernando desistisse da carreira. "O artista não pode deixar de criar, criar e insistir", afirma.

Mesmo com sacrifício, conseguiu educar os sete filhos e não se arrepende de ter abandonado a carreira militar para dedicar-se integralmente às artes plásticas. "Eu não pinto quadro para vender, mas para satisfazer a mim mesmo e ao público", diz ele. O prazer de pintar pode ser conferido na atual exposição com quadros ricos de detalhes e cores.

Saiba mais sobre Fernando da V. Silva


Serviço

Fernando V. da Silva na Sala José Cândido de Carvalho
Data: De 28 de setembro a 4 de novembro de 1996
Visitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Evento Gratuito

Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá.


Tags:






Publicado em 11/05/2023

Na obra de Camila Morais, o extraordinário se revela no ordinário Até 18 de janeiro de 2025