O Palácio Nilo Peçanha, mas conhecido como Palácio do Ingá, na rua Presidente Pedreira, 78; e o Solar Notre Rêve, ou Casa Norival de Freitas, na Rua Felicio Toledo, 474, em Niterói, são dois dos 19 imóveis que, provisoriamente, foram tombados, ontem, pelo Instituto Estadual de Património Artistico e Cultural (INEPAC) do Departamento de Cultura da Secretaria Extraordinária de Ciência e Cultura, atendendo a milhares de pedidos das comunidades para preservar o patrimônio do Estado.
O Secretário de Ciência e Cultura, professor Darcy Ribeiro, disse que a medida, provisória, determina que o prédio não pode ser modificado sem a licença do Departamento de Cultura. Os proprietários dos imóveis já foram notificados, numa primeira fase, e depois o tombamento será definitivo por ato do Secretário, após parecer do Conselho Estadual de Tombamento.
No Rio foram tombados o Copacabana Palace Hotel, na Avenida Atlântica, 1702; os prédios da Rua da Carioca do nº 2 ao nº 87: Fundição Progresso, Rua dos Arcos do nº 28 ao 42; Escola Politécnica do Largo de São Francisco; Escola Ana Neri, na Avenida Rui Barbosa, 762; e Companhia de Gás, na Avenida Presidente Vargas 2610. Mangaratiba, Petrópolis e Teresópolis foram outras cidades do Estado beneficiadas pelo INEPAC.
Tags: