Depois de anunciar a cessão da Ilha da Boa Viagem para o município de Niterói, a reforma da igreja e de seus casarios, o ciclo de obras nos patrimônios históricos da cidade na gestão do prefeito Axel Grael continua: vem aí o início das obras da casa Norival de Freitas, aprovadas pelo INEPAC no seu centenário.
Abandonada por mais de quatro décadas, a Casa, também conhecida como Solar Notre Rêve (Nosso Sonho, em francês), vai para abrigar um projeto público alinhado com o universo 3.0. É que o antigo solar, que em 2023 completa 100 anos agora, será o endereço do primeiro Centro de Referência em Cultura Digital do município, focado na inclusão de jovens e adultos no setor.
Na casa - remanescente do estilo eclético romântico na cidade e onde morou o advogado, pesquisador e político Norival de Freitas - será oferecida formação artística e técnica em áreas como design, composição musical, criação de conteúdo e desenvolvimento de games.
Inicialmente, a prefeitura pensou em transformar o espaço em escola de música. O projeto foi atualizado, e as obras, já aprovadas pelo Inepac, serão licitadas no início de 2022.
"Ela ficará linda e será uma bela oportunidade de futuro para os jovens de nossa querida Niterói. Gostaria de agradecer particularmente ao Presidente da Emusa, o engenheiro Paulo César, o Dr. Luciano Mattos, procurador geral do Estado, um entusiasta desse restauro e da preservação do patrimônio, a Fernanda Couto, diretora do DEPAC, e aos conselheiros do INEPAC, pela seriedade e serenidade com nosso lindo projeto", afirmou André Diniz, secretário de Projetos da Prefeitura de Niterói.
Como destaca o prefeito Axel Grael, "vamos recuperar mais um patrimônio da cidade e resgatar uma memória afetiva secular. Vamos gerar emprego com a obra e oferecer para os jovens, por meio da cultura digital, futuras oportunidades de trabalho em um mundo cada vez mais conectado."