Uma das mais consagradas compositoras da MPB, Fátima Guedes, será homenageada pela cantora Andrea Dutra no show "Agora esse mundo é meu – canções de Fátima Guedes", nesta sextas-feira, 23 de janeiro, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói. Andrea sobe ao palco acompanhada do violonista Domingos Teixeira.

Interpretada ainda aos 20 e poucos anos, nos anos 80, pelas vozes de Simone, Nana Caymmi, Ney Matogrosso e Maria Bethania, Fátima também é intérprete de suas composições, tendo tido grande execução nas rádios FM nos anos 80 e 90. A artista tem produção consistente e constante até os dias de hoje, e continua fazendo shows, gravando e sendo gravada por grandes nomes da música brasileira.

Andrea Dutra era uma jovem cantora quando se encantou com suas canções, que viu ao vivo, pela primeira vez, no palco do Teatro Ipanema. A música confessional, de olhar sensível, humana, mostrando diversas faces do feminino, foi trilha sonora da vida dela, até que a própria carreira colocou Andrea e Fátima juntas num estúdio. A cantora é integrante do grupo vocal Arranco de Varsóvia, que foi convidado para gravar em duas faixas do mais recente álbum de Fátima, "Transparente".

A partir desse encontro, nasceu uma amizade profissional, com direito a música inédita, canjas em shows e encontros pra mostrar canções e bater papo. Convite vai, convite vem, chegou a hora de enfim, juntar todas essas emoções e histórias e levar tudo para o palco.

O violonista e arranjador Domingos (Bilinho) Teixeira foi a opção natural para o duo pois, além de tocar com a Andrea, em seu trabalho solo, e com o Arranco, há anos, foi músico e arranjador da Fátima Guedes por mais de 10 anos.

Muita conversa, muita audição e o repertório do show foi sendo construído com as canções da Fátima que já eram do repertório da Andrea, somadas àquelas canções que estavam na fila de espera, aguardando hora e vez. Domingos também trouxe as suas preferências e, enfim, chegou-se ao repertório que faz uma intercessão entre o mundo tão particular da compositora e o da cantora. O roteiro inclui grandes sucessos como "Faca", "Flor de ir embora", "Condenados", "A vida que a gente leva" e outras canções mais escondidas, amadas por fãs mais ardorosos, como "Santa Bárbara", "Namorado", "Sem saída" e, claro, "Sete véus", que Andrea gravou em seu mais recente álbum, "Jamba", lançado em 2013 pela Mills Records.

Andrea conta que sua relação com Fátima vem de longe. "Em 2015 ela me convidou para um encontro de compositoras, cada uma cantou umas duas músicas. Quando terminei de cantar, ela disse que tinha uma música inédita pra mim: 'Rasante'.". "Eu fazia um show chamado "Brazilian Jazz", num bar carioca chamado Semente. No repertório já cantava umas seis músicas da Fátima, aí tivemos que incluir 'Rasante'. Numa noite, ela apareceu sem me avisar, subiu no palco e cantamos juntas, foi mágico", revela a artista

Para vestir esse repertório de maravilhas, Andrea colheu depoimentos de grandes vozes que cantaram ou gravaram músicas da Fátima, como Leny Andrade, Joyce, Leila Pinheiro, Ney, Simone, Cristóvão Bastos, Fafá de Belém e Áurea Martins. Os depoimentos são lidos, ou ouvidos, entremeados nas canções, ao longo do show, dando a perfeita dimensão da grandeza dessa mulher e mostrando às novas gerações, que porventura ainda não tenham esbarrado com essa obra prima, o valor dessa compositora brasileira

O show estreou, em setembro de 2019, no Teatro Rival, tem direção artística de Germana Guilhermme e produção de Fabíola Higino.


SERVIÇO

Andrea Dutra em "Agora esse mundo é meu – canções de Fátima Guedes"
Data: 23 de janeiro, quinta-feira
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos - Centro Petrobras de Cinema
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói
Telefone: 971 400 379


Tags:






Publicado em 13/01/2020

Yuri Corbal lanla CD na Sala Nelson Sexta-feira, 26 de abril
"Eu odeio Cássia Eller" é destaque na Sala Nelson Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
O infantil Gato de Botas é atração no mês de abril Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
O infantil 'Princesas e Heróis' é destaque na Sala Nelson Sábado e Domingo, 04 e 05 de maio
Ana Rosa leva "Violetas na Janela" para a Sala Nelson Sexta a Domingo, 03, 04 e 05 de maio
No mês das Mães, Sala Nelson recebe Lucinha Lins e Claudio Lins Quinta-feira, 16 de maio
Thielly leva tributo à Mariah Carey para a Sala Nelson Sábado, 25 de maio
Otávio Almeida canta Roberto Carlos na Sala Nelson Sexta-feira, 31 de maio
"O Homem Mais Inteligente da História" chega a Niterói Sexta-feira, 05 de julho