Como parte das comemorações dos 448 anos da cidade de Niterói, o Chico Batera Trio recebe, no palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, a cantora Cris Delano e os músicos Jorge Continentino e Felipe Tauil. O evento acontece na quarta-feira, 17 de novembro, às 21h30.

"Esse convite à cantora carioca Cris Delano é um desejo que vem de longe. O jeito bossa-novista da Cris cai como uma luva na minha onda musical, afinal de contas, eu cresci no meio musical da Bossa Nova, em pleno Beco das Garrafas", disse Batera.

Nesse show, Chico presta sua homenagem às suas origens, reproduzindo a sonoridade dos trios clássicos da época. O repertório, como não poderia deixar de ser, vem com músicas do maestro Tom Jobim, Roberto Menescal, Moacyr Santos, Márcio Proença, além algumas de suas composições.

No trio, Chico Batera é acompanhado no piano por Marcos Nimrichter e Jeff Lescowich no baixo.


Chico Batera

Foto de Marisa Porto. Clique para ampliar
Antes de iniciar a carreira profissional aos 17 anos, tomou contato com a percussão na Escola de Samba Império Serrano. Tempos depois, a partir de 1960, se apresentava como baterista no Beco das Garrafas, acompanhando artistas como Johnny Alf e Sergio Mendes, com quem viajou pela primeira vez para os Estados Unidos.

Durante o período que passou em Los Angeles, conviveu com o jazz e a música latina, investindo cada vez mais na percussão, tocando instrumentos como frigideira, tamanco, tímpano, sinos chineses, chaves, badalos, triângulo, queixada, caxixi e vibrafone. Nos EUA, gravou com grandes nomes da música como Frank Sinatra, Gerald Wilson, Ella Fitzgerald, Tom Jobim, Joni Mitchell e Quincy Jones, e participou de trilhas sonoras de filmes hollywoodianos com Michel Legrand e Dave Grusin.

Na década de 70 gravou com João Gilberto no México e foi integrante da banda de Cat Stevens. De volta ao Brasil, foi o percussionista que mais gravou no país. Dentre os artistas que acompanhou estão Elis Regina, Martinho da Vila, Gal Costa, Simone, Djavan, João Bosco e Fagner.

Chico Batera tem sete discos gravados. O último, cujo título é Lume, foi gravado em 2006 e contou com a participação de Chico Buarque, com quem toca desde 1978, na música "Iracema Voou".

Além de músico, é organizador da Oficina Brasileira de Percussão, que trabalha com crianças e adolescentes do Complexo da Maré, com o intuito de mostrar os rudimentos da técnica e da teoria musical, além da prática de novas e bem sucedidas metodologias.


SERVIÇO

Chico Batera Trio & convidados
Data: Quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Horário: 21h30h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca para o show (1kg de alimento não perecível)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Sala Nelson Pereira dos Santos
Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói



A volta dos eventos e o novo normal

Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, a cidade tem que se reinventar na realização de eventos. O mês de novembro sempre foi destaque, por conta do aniversário de Niterói. Como repetir uma festa dessa em 2021, com todas as restrições impostas pela pandemia?

A solução criativa, que se tornou parte do novo normal, é organizar a celebração de forma mista, virtual e presencial, em ambientes controlados. Com isso, evita-se aglomerações. A proposta de comemoração do aniversário da cidade em 2021 é a realização de uma série de shows, no Theatro Municipal de Niterói (TMJC) e na Sala Nelson Pereira dos Santos (SNPS). Serão lives de alta qualidade, com transmissão nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, levando entretenimento de qualidade para todos os moradores de Niterói, além de divulgar nossa cidade como atração turística e seleiro musical, já que as lives poderão ser assistidas de qualquer lugar do planeta.

A presença de público nos locais respeitará os protocolos de segurança vigentes. A entrada será gratuita - com retirada na SNPS e TMJC -, mas será solicitado ao público que leve um quilo de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária.


Tags:






Publicado em 09/11/2021

Junior Chicó leva seu StandUp Comedy à Sala Nelson Sexta-feira, 19 de abril
Sala Nelson recebe homenagem a "Rita & Raul" Sábado, 20 de abril
Débora Ondina faz tributo às damas negras do jazz e da bossa nova Quinta-feira, 25 de abril
Yuri Corbal lanla CD na Sala Nelson Sexta-feira, 26 de abril
O infantil Gato de Botas é atração no mês de abril Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"Eu odeio Cássia Eller" é destaque na Sala Nelson Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"O Homem Mais Inteligente da História" chega a Niterói Sexta-feira, 05 de julho
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA