Show do primeiro disco integralmente com letra e música do compositor e violonista carioca Guinga, lançado pela Vogas Produções em junho de 2021.

A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe o violonista Guinga, na sexta-feira, 25 de novembro, às 20h. No show o artista irá apresentar faixas do novo álbum, "Zaboio", além de outras canções compostas ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira.

Zaboio valoriza o trabalho de um compositor ímpar, símbolo da cultura do Rio de Janeiro, que do alto dos seus 71 anos, ainda jorra criatividade, inventividade musical e vontade de produzir. É da geografia carioca de um Rio antigo e de Niterói, romanticamente preservado na mente de Guinga, que se alimenta de músicas de Zaboio. Pelo fato de o compositor assinar as letras, a geografia fluminense de Zaboio é desenhada com nitidez nos versos que nomeiam bairros cariocas, nos cruzamentos de ‘Meu pai’, e em ‘Tangará’, canção dedicada à cidade de Niterói e ao amigo Sérgio Mendes. ZABOIO apresenta o show de lançamento de um disco reverenciado pela crítica especializada.

Zaboio descreve as reminiscências do artista. "Este álbum é um retrato fiel da minha alma", diz o artista. Composto durante a pandemia, o álbum explora uma parte íntima do compositor. ¨Isolamento sempre leva você à reflexão, a viver mais consigo mesmo. Sempre fui uma pessoa isolada, reclusa. É evidente que a pandemia te obriga, impõe isolamento, diferente do isolamento opcional. Muitas vezes a música me ajudou nesses momentos¨, diz o artista.

Sobre Guinga

Violonista incensado no mundo inteiro, admirado pelos seus pares e pela crítica especializada, Guinga já recebeu importantes premiações, como o Prêmio Sharp, em 1996 (de Melhor Disco Instrumental e Melhor Produção por "Cheio de Dedos"; Melhor Música Instrumental por "Dá o Pé Loro" e Melhor Canção por "Chá de Panela"), o Prêmio da Música Brasileira (Melhor Canção por "Sedutora", em 2015, e Melhor Arranjador por "Porta da Madama". em 2016), além da indicação em 2012 ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental por "Rasgando Seda", gravado com o Quinteto Villa-Lobos.

Com mais de 50 anos dedicados à música e quase 20 álbuns solo e com parceiros valiosos, o carioca de Madureira Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar foi trocando gradualmente a cadeira de dentista pelas partituras como forma de ganhar a vida. A herança sonora de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Garoto, Baden Powell, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim fez da música espetacular de Guinga um manancial para todos que procuram algo completamente novo na música popular brasileira.


Serviço

Guinga | Zaboio
Data: Sexta-feira, 25 de novembro de 2022
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
Valores: R$ 25 (inteira) – R$ 12,5 (meia)
Ingressos: Sympla

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói, RJ








Publicado em 18/11/2022

Junior Chicó leva seu StandUp Comedy à Sala Nelson Sexta-feira, 19 de abril
Sala Nelson recebe homenagem a "Rita & Raul" Sábado, 20 de abril
Débora Ondina faz tributo às damas negras do jazz e da bossa nova Quinta-feira, 25 de abril
Yuri Corbal lanla CD na Sala Nelson Sexta-feira, 26 de abril
O infantil Gato de Botas é atração no mês de abril Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"Eu odeio Cássia Eller" é destaque na Sala Nelson Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"O Homem Mais Inteligente da História" chega a Niterói Sexta-feira, 05 de julho
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA