Excessivamente preocupadas com beleza, elegância e vocabulário fino, as "preciosas" são mulheres fúteis da aristocracia francesa do século XVII. Frequentadoras dos salões requintados de Paris, essas figuras inspiraram Molière na peça "As Preciosas Ridículas". Na quinta-feira, dia 01 de dezembro, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe a leitura dramatizada dessa obra cheia de sarcasmo e comédia.

Última apresentação do XIII Ciclo de Leituras Dramatizadas da Associação de Trabalhadores de Artes Cênicas de Niterói (ATACEN) para 2022, a peça apresenta Catarina e Madalena, duas mulheres que sonham ser senhoritas da aristocracia. Para fingir que são parte da elite, as duas criam novos nomes para si mesmas e passam a imitar as "preciosas". Entretanto, na trama, seus namorados decidem aplicar-lhes uma lição: vestem seus próprios empregados como nobres e mandam-nos cortejar as afetadas donzelas. No final, o castigo é aplicado e surte efeito: a farsa é revelada.

"Les Précieuses Ridicules", que lançou o dramaturgo francês como diretor, é considerado pelos críticos seu primeiro grande texto, e uma de suas obras-primas. Escrita em 1658, a peça sofreu censura e fez com a burguesia francesa criasse aversão a Molière. Onze anos depois, o texto estreou nos palcos de Paris e fez um tremendo sucesso. Segundo a crítica, a obra marca o momento em que o autor trocou a farsa pela comédia de costumes, que elevou a posição do teatro cômico francês, de um gênero dramático menor, ao grau de manifestação artística digna.

A direção do espetáculo é de autoria de Cristina Fracho.


Serviço

Evento: "As Preciosas Ridículas" - XIII Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN
Data: Quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
Horário: 19h
Evento gratuito
Classificação Indicativa: livre

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói








Publicado em 29/11/2022

O infantil "Família Encanto" entra em cartaz na Sala Nelson Sábado, 27 de julho
Suzy Brasil apresenta "Made in Brasil", na Sala Nelson Sábado, 27 de julho
Carlos Mauro passeia por sua carreira na Sala Nelson Domingo, 28 de julho
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA
Memória: Emicida apresenta AmarElo na Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
A Sala Nelson Pereira dos Santos