Excessivamente preocupadas com beleza, elegância e vocabulário fino, as "preciosas" são mulheres fúteis da aristocracia francesa do século XVII. Frequentadoras dos salões requintados de Paris, essas figuras inspiraram Molière na peça "As Preciosas Ridículas". Na quinta-feira, dia 01 de dezembro, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe a leitura dramatizada dessa obra cheia de sarcasmo e comédia.

Última apresentação do XIII Ciclo de Leituras Dramatizadas da Associação de Trabalhadores de Artes Cênicas de Niterói (ATACEN) para 2022, a peça apresenta Catarina e Madalena, duas mulheres que sonham ser senhoritas da aristocracia. Para fingir que são parte da elite, as duas criam novos nomes para si mesmas e passam a imitar as "preciosas". Entretanto, na trama, seus namorados decidem aplicar-lhes uma lição: vestem seus próprios empregados como nobres e mandam-nos cortejar as afetadas donzelas. No final, o castigo é aplicado e surte efeito: a farsa é revelada.

"Les Précieuses Ridicules", que lançou o dramaturgo francês como diretor, é considerado pelos críticos seu primeiro grande texto, e uma de suas obras-primas. Escrita em 1658, a peça sofreu censura e fez com a burguesia francesa criasse aversão a Molière. Onze anos depois, o texto estreou nos palcos de Paris e fez um tremendo sucesso. Segundo a crítica, a obra marca o momento em que o autor trocou a farsa pela comédia de costumes, que elevou a posição do teatro cômico francês, de um gênero dramático menor, ao grau de manifestação artística digna.

A direção do espetáculo é de autoria de Cristina Fracho.


Serviço

Evento: "As Preciosas Ridículas" - XIII Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN
Data: Quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
Horário: 19h
Evento gratuito
Classificação Indicativa: livre

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói








Publicado em 29/11/2022

Memória: Emicida apresenta AmarElo na Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
A Sala Nelson Pereira dos Santos
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA