Uma viagem musical na história do samba cai bem para o final de semana? O show "O Samba de 20 em 20 De Sinhô Aos Nossos Tempos" passeia por composições que marcaram várias gerações. Sábado, dia 10 de dezembro, o público da Sala Nelson Pereira dos Santos vai poder conferir como esse ritmo musical vive se renovando ao longo da história.

Apresentado por Bira da Vila, cantor, compositor, pesquisador e produtor musical, o show é um convite à uma viagem no tempo e um belo exercício de memória. O repertório da apresentação passeia por sambas que foram compostos há mais de um século e que nos fazem compreender por que esse ritmo musical se mantém tão nítido e popular em nossas memórias.

Uma cultura que vem se renovando por meio de compositores que vão surgindo de 20 em 20 anos desde 1900 e mantendo o samba popular e belo até hoje. O show é uma viagem a sambas que estão em nosso inconsciente e não nos atentamos que foram feitos a mais de cem anos.

Sobre Bira da Vila

Bira é o nome artístico de Ubirajara Silva. Seus primeiros passos na carreira começaram ainda em 1982, quando conheceu se tornou amigo de Luiz Carlos da Vila, na roda de samba da Tia Maria, em Itatiaia.

Ele começou a acompanhar o músico em rodas, eventos, até que, por influência dele, fez seu primeiro show, em 1998, no Teatro da Praia, em Copacabana. Depois disso, deixou o trabalho de representante comercial e seguiu sua trajetória solo na música. "Sorriso de Banjo" foi sua primeira composição, gravada por Jovelina Pérola Negra no disco "Vou na Fé" em 1993, samba que tocou em todas as rádios do país.

Em 2004 grava no DVD do Renascença o samba "O Daqui, O Dali e O De Lá" em parceria com Serginho Meriti no Samba do Trabalhador. Quatro anos depois, o compositor grava na voz de Zeca Pagodinho a música "Então Leva", em parceria com Luiz Carlos da Vila, no CD Uma Prova de Amor.

Após o lançamento do álbum "O Canto da Baixada" em 2010, Bira da Vila realizou seu sonho de atuar como produtor ao juntar toda a classe artística da Baixada numa parceria com o SESI Caxias no evento "Baixada é Arte".

Em 2021, o artista explorou outros caminhos da música. Bira lançou em suas redes "Som da Baixada", programa de três episódio que apresenta um bate papo musical com artista da Baixada Fluminense.


Serviço

Evento: "O Samba de 20 em 20 De Sinhô Aos Nossos Tempos"
Data: Sábado, 10 de dezembro de 2022
Horário: 19h
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Adquira os ingressos no Sympla
Classificação Indicativa: 16 anos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói








Publicado em 07/12/2022

Junior Chicó leva seu StandUp Comedy à Sala Nelson Sexta-feira, 19 de abril
Sala Nelson recebe homenagem a "Rita & Raul" Sábado, 20 de abril
Débora Ondina faz tributo às damas negras do jazz e da bossa nova Quinta-feira, 25 de abril
Yuri Corbal lanla CD na Sala Nelson Sexta-feira, 26 de abril
O infantil Gato de Botas é atração no mês de abril Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"Eu odeio Cássia Eller" é destaque na Sala Nelson Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"O Homem Mais Inteligente da História" chega a Niterói Sexta-feira, 05 de julho
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA