Duas almas não gêmeas, mas não siamesas, como imagem questionadora do maniqueísmo. Essa é a premissa de "Exercício de Atuação nº1 - O princípio da incerteza", espetáculo de teatro experimental que chega na Sala Nelson Pereira dos Santos. Na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de janeiro, o público de Niterói vai ser envolvido por essa apresentação de metodologia única.

Princípio da Incerteza é um experimento da Definitiva Cia. de Teatro, coletivo dedicado à produção artística e ao desenvolvimento de uma linguagem cênica. O projeto questiona duas almas gêmeas que vivem em "movimento pendular", oscilando entre a simbiose amorosa e a polarização destrutiva. A trama se inspira nos romances "Esaú e Jacó", de Machado de Assis, "Caim", de José Saramago, e "Dois Irmãos", de Milton Hatoum, mediados pelas histórias, memórias e sensibilidades dos atores João Vítor Novaes e Marcelo de Paula.

João e Marcelo se conheceram em 2008, na universidade. Um tinha abandonado o curso de Jornalismo. Outro tinha terminado a faculdade de Direito. Sem saber da existência do outro, ambos decidiram fazer Atuação Cênica, em uma escola de teatro, já perto dos trinta anos de idade. Se encontraram pela primeira vez nos ensaios de "Calabar", peça de Chico Buarque, primeiro espetáculo do grupo que se chamaria Definitiva Cia de Teatro. Os dois decidiram ficar na companhia e, ao longo de quinze anos, atuaram em seus espetáculos, sempre com elencos numerosos e músicas a muitas vozes.

Em "Princípio da Incerteza", João e Marcelo experimentam ser apenas dois em cena. Trata-se de um encontro: dois atores explorando sua cumplicidade artística e sua maturidade profissional. Trata-se também de um duelo: um confronto entre amigos, um desafio entre inimigos e uma disputa entre irmãos. Com direção de Jefferson Almeida e dramaturgia de Rosyane Trotta, em uma parceira de criação em processo, o espetáculo também é um exercício de experimentar o desconhecido, de se lançar em um jogo livre, sem roteiro e sem metas além de escrever a partir do que se ouve, de encenar a partir do que se vê na sala de ensaio – e do que se sofre fora dela.

O "Exercício de atuação" é uma metodologia concentrada na presença do ator e no jogo como dispositivo de criação e práxis cênica, onde todos os integrantes da companhia são convidados a colaborar com o exercício que está sendo empreendido por um ou mais parceiros de trajetória. “Princípio da Incerteza” é o resultado inicial dessa metodologia, e foi selecionado pelo Edital Retomada Cultural 2 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A Definitiva Cia. de Teatro atua no setor artístico do Rio de Janeiro desde 2008. Oriunda da universidade pública, a companhia pesquisa a relação entre música e cena na prática teatral, fazendo-as conviver de forma indissolúvel e buscando aquilo que o grupo chama de cena-música.

Sexta obra da Cia., que vem construindo, desde sua criação, uma linguagem de formas bem definidas, e comemora, em 2023, 15 anos de atividades continuadas. Nas palavras da dramaturga, Rosyane Trotta, "...em Princípio da incerteza a Definitiva se despe da força da teatralidade e busca a dificuldade do despojamento. Coisa de coletivo experiente, que já não necessita afirmar sua identidade e pode se arriscar nos caminhos de seu avesso."


Serviço

Evento: Exercício de Atuação nº1 - O princípio da incerteza
Data: Quinta e sexta-feira, 26 e 27 de janeiro de 2023
Horário: 20h
Evento gratuito
Garanta os convites no Sympla

João e Marcelo se conheceram em 2008, na uni
Classificação Indicativa: 14 anos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói








Publicado em 09/01/2023

Junior Chicó leva seu StandUp Comedy à Sala Nelson Sexta-feira, 19 de abril
Sala Nelson recebe homenagem a "Rita & Raul" Sábado, 20 de abril
Débora Ondina faz tributo às damas negras do jazz e da bossa nova Quinta-feira, 25 de abril
Yuri Corbal lanla CD na Sala Nelson Sexta-feira, 26 de abril
O infantil Gato de Botas é atração no mês de abril Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"Eu odeio Cássia Eller" é destaque na Sala Nelson Sábado e Domingo, 27 e 28 de abril
"O Homem Mais Inteligente da História" chega a Niterói Sexta-feira, 05 de julho
Memória: Adriana Calcanhotto inaugura Sala Nelson Pereira dos Santos ENCERRADA
Memória: Sala Nelson recebe Paulinho Moska e os Violões Fênix ENCERRADA