Comemorando o quinto aniversário do mais jovem espaço cultural de Niterói, neste sábado, 28 de setembro,
Zezé Motta canta Caetano, Luiz Melodia, Moraes Moreira e outros ícones da MPB em "Atendendo a Pedidos".
A programação segue no domingo com muita arte infantil e inclusiva.
Inaugurada a 30 de setembro de 2019, com o espetáculo da cantora Adriana Calcanhotto, a Sala Nelson Pereira dos Santos homenageia um dos mais importantes cineastas brasileiros e precursor do Cinema Novo. Localizada no Centro Petrobras de Cinema, complexo cultural criado para abrigar a cultura audiovisual, com seu formato redondo, acabamento externo negro e inspirado em um rolo de filme, é um projeto do saudoso arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer. Um espaço cultural tão novo, mas que já tem muitas histórias pra contar.
As comemorações começam com o espetáculo que traz a atriz e cantora Zezé Motta interpretando sucessos que foram gravados em sua voz nestes mais de 50 anos nos palcos. Zezé é a rainha negra do Brasil. A mulher da pele preta que enfrentou a ditadura desse país livre e nua. Zezé é uma atriz de nos encher de orgulho, mas é com um canto de luta e resistência que ela sobe ao palco da SNPS nessa noite de festa para a cultura de Niterói.
Sua voz poderosa ecoa na história da música brasileira há muito tempo desde os icônicos anos 1970, quando Zezé gravou seu primeiro disco solo em que compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira entregaram canções inéditas para ela gravar. Além disso, sua voz imortalizou clássicos como 'Trocando em Miúdos' de Chico Buarque e Francis Hime e 'Pecado Original' de Caetano Veloso, que nunca mais foram as mesmas depois de sua interpretação.
O espetáculo "Atendendo a Pedidos", além de uma releitura musical da carreira de Zezé na MPB, apresenta ao público a atriz e cantora que se transformou em sensação mundial ao estrelar o filme
Xica da Silva, do diretor Cacá Diegues, que projetou o cinema brasileiro em mais de 16 países.
Em 1979, Zezé fez vibrar o país com a sua gravação de 'Senhora liberdade', de Wilson Moreira e Ney Lopes. Logo se apresentou em Hannover, na Alemanha, na abertura da Feira Industrial, a convite da Manesman. De 1975 a 79, lançou três LPs: 'Gerson Conrad e Zezé Motta'; 'Zezé Motta' e 'Negritude'. Nos anos 80, lançou mais três trabalhos como cantora: 'Dengo', 'Frágil força' e, com Paulo Moura, Djalma Correia e Jorge Degas, 'Quarteto negro'. E não parou por aí. Apresentou-se, representando o Brasil, a convite do Itamaraty, em Hannover (Alemanha), no Carnegie Hall de Nova York (EUA), França, Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal.
Atuando com assiduidade na televisão, no cinema e nos shows, e saudada como a mais importante atriz-cantora do país, Zezé Motta canta neste show alguns de seus mais importantes sucessos, incluindo as muitas homenagens musicais que lhe foram prestadas, como Tigresa (Caetano Veloso), Criola (Moraes Moreira), e Muito Prazer Zezé (Rita Lee e Roberto de Carvalho).
Programação
Sábado, 28 de setembro de 2024
Zezé Motta no show Atendendo a pedidos
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 80min
Domingo, 29 de setembro de 2024
O Diário de Mika o Musical
Horário: 11h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50min
Onde está o Shrek?
Atividade Artística e Inclusiva da APAE
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Inclusão na prática
Atividades interativas inclusivas da APAE
Horário: 16h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 30 minutos
Espetáculo de dança "Relações" e "Reticências - Adriana Calcanhoto"
Grupo Inclusivo de Dança Expressar
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40min (Relações) e 20min (Reticências - Adriana Calcanhoto)
A entrada será gratuita com distribuição de ingressos 1h antes de cada espetáculo (2 ingressos por CPF). Sujeito a lotação.
Tags: