A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, lançou a Chamada Pública Nº007/2019, um edital de fomento à arte de Niterói. Com inscrições abertas até 7 de outubro, o edital destina 2 milhões e meio de reais a diversas atividades culturais, produzidas na cidade por artistas da cidade. Propostas culturais nas áreas de artes urbanas, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro serão contemplados pelo financiamento.

A chamada pública busca estimular a ocupação de todas as regiões do município, garantir a diversidade de expressões culturais e proporcionalidade de projetos por áreas artístico-culturais e equilibrar os elos da cadeia produtiva dos diversos setores culturais. Além disso, o edital também possibilita que artistas de Niterói consigam fomento para se apresentar em outros municípios, expandindo as fronteiras da arte niteroiense. Podem se inscrever Pessoas Jurídicas (incluindo MEI), registradas em Niterói, e que tenham trabalho comprovado na área cultural da cidade há pelo menos dois anos.

Os artistas ou grupos de artistas inscritos devem ser de Niterói, já que a proposta é fomentar a arte niteroiense. Para os grupos de artistas, pelo menos 80% de seus componentes devem ser nascidos em Niterói ou residirem na cidade há pelo menos dois anos.

O edital possui cinco eixos que orientam o tipo de projeto que deve ser inscrito, e um projeto só pode ser incluído em um desses eixos. São eles: Circulação, Festival, Ocupação/Programação, Pesquisa e Pensamento, Residência. Na Circulação, os projetos devem incluir apresentações artísticas fora da cidade. Projetos com apresentações de mais de um artista ou grupo, em um determinado período de tempo, se encaixam como Festival. Já projetos que preveem uma apresentação artística em um dos equipamentos culturais da cidade são incluídos no eixo de Ocupação/Programação. Diferentemente do eixo de Residência, onde o projeto também utiliza um equipamento cultural, mas por um determinado período de tempo. Por fim, propostas que incluem estudo e pesquisa na área artística e cultural, realização de cursos, especialização ou oficinas que resultem na criação de um produto cultural fazem parte do eixo de Pesquisa e Pensamento do edital.

Os equipamentos da cidade inclusos no edital são: Biblioteca Parque de Niterói, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu Janete Costa de Arte Popular, Sala Carlos Couto, Sala José Candido de Carvalho, Solar do Jambeiro, Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Sala Nelson Pereira dos Santos. A chamada pública destina 375 mil reais para projetos de artes urbanas e artes visuais, 125 mil reais para projetos de circo e literatura, 200 mil reais para fomentar projetos de dança e 650 mil reais para projetos de música e teatro.

Para se inscrever no edital basta clicar aqui!
Qualquer dúvida ou sugestão pode ser enviada para: edital.simfic@gmail.com


Tags:






Publicado em 07/10/2019