A Biblioteca Parque de Niterói apresenta nesse mês de maio, a mostra "Se Me Quiseres Conhecer". Em cartaz de 15 de maio a 15 de junho, o projeto tem por objetivo valorizar e divulgar a obra do escritor brasileiro Afonso Henriques de Lima Barreto, que em 2024 completa 143 anos de história e memória, justamente no dia em que foi assinada a abolição da escravatura no Brasil, 13 de maio.

A mostra faz parte do projeto "Lima Barreto, se quiseres me conhecer", organizado pela produtora de conteúdo para educação étnico-racial e Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF, Janaína Oliveira.

A proposta é realizar uma exposição com os livros do autor e aqueles produzidos sobre ele já disponíveis na Biblioteca Parque de Niterói, aos quais se somarão o acervo da responsável pelo projeto. Além dos livros, farão parte da exposição imagens relacionadas à vida e à produção do autor, assim como trechos de seus livros e crônicas, compondo um varal literário.

Pretendemos realizar ainda roda de conversa com temáticas relacionadas às vivências e escrita do autor, contribuindo para o conhecimento de outras facetas deste personagem complexo, contraditório, às vezes irônico, que conhecia como ninguém os subúrbios do Rio de Janeiro, que combatia o racismo com o qual convivia diariamente enquanto homem negro, neto de uma mulher escravizada, e que, acima de tudo, amava a literatura.


Serviço

Exposição de Livros Lima Barreto - Se me quiseres conhecer
Visitação: De 15 de maio a 15 de junho de 2024
Horário de funcionamento da Biblioteca
Terça à Sexta: 10h às 17h
Sábados: 10h às 15h
Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita

Local: Café Paris - Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº - Centro - Niterói


Tags:






Publicado em 06/06/2024

História da Biblioteca Universitária Fluminense Leia mais ...
Ex-Libris da Biblioteca Parque de Niterói Leia mais ...
Biblioteca Parque promove oficina gratuita de roteiros Até dezembro
Manifesto em favor da conclusão das obras da Biblioteca Leia mais ...
Criada a Coleção Velho de Avellar na Biblioteca Universitária Leia mais ...