MEMÓRIA - Secretário de Cultura de Niterói anuncia realizaçãco do Encontro com a Espanha em 2006

O mês de abril em 2006 será dedicado às manifestações culturais da Espanha em Niterói. Intitulado "Encontro com a Espanha", o evento foi anunciado pelo secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, e pelo cônsul espanhol no estado, Rafael Pita-González, em reunião no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Segundo o secretário, a cultura do país permite que sejam exploradas áreas como a gastronomia, shows e turismo, além de exposições artísticas e literatura.

Apesar de ainda não ter uma programação definida, uma das ações que o "Encontro com a Espanha" prevê é a reforma da Praça da Espanha, em Itaipu, na Região Oceânica. As celebrações têm previsão de início no dia 7 de abril, com uma apresentação no Theatro Municipal, e devem ser encerradas na praia de Icaraí, em 1º de maio.

Todas as atrações, segundo o secretário, serão gratuitas. Em outubro, o prefeito Godofredo Pinto deve viajar para a Espanha com o secretário Marcos Gomes a fim de convidar autoridades daquele país para a abertura do encontro. Ontem, o prefeito não compareceu à reunião por estar muito gripado.

No currículo - Junto à iniciativa de integração entre os países, Marcos Gomes também anunciou que o ensino de língua espanhola fará parte do currículo dos alunos da rede municipal que cursam da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, a partir do próximo ano.

"Para o prefeito Godofredo Pinto, depois de homenagearmos Portugal (1998) e Itália (1999), faltava contemplar a colônia de galegos", disse o secretário, que afirmou não ter ainda um orçamento mínimo para a realização da festa.

"Vamos conversar com empresários, donos de restaurantes e hotéis, a intenção é fazê-los entender o ganho que será para a cidade. Não importa o quanto poderão ajudar e sim que participem", explicou.

Para o cônsul espanhol, o momento de valorização do país permitirá a reunião da comunidade espanhola em Niterói. Atualmente, somente no Estado do Rio, vivem 17 mil espanhóis e descendentes.

"Essa parceria confirma o bom relacionamento entre os países. A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil aqui", relembrou o diplomata.

Atração pelos estaleiros

A imigração maciça de espanhóis em Niterói ocorreu principalmente na segunda metade dos anos 1960, quando operários da Galícia (região autônoma da Espanha) vieram trabalhar em um estaleiro da Ilha da Conceição. Na época, o Brasil era um país de pouca tradição em construção naval. A Espanha, ao contrário, contava com centros especializados em Ferrol, Cádiz e Cartagena. Ao chegarem, muitos espanhóis também assumiram a direção de hotéis e abriram padarias.

Em 1964, os imigrantes criaram o Centro Recreativo Espanhol de Niterói (hoje Club Español), em uma área verde de 75 mil metros quadrados, em Itaipu. Com o tempo, os arredores do clube começaram a abrigar conterrâneos.

"O espaço foi criado para que o espanhol galego pudesse praticar seu idioma, apreciar pratos típicos como a paella, ouvir músicas, dançar. "Manter viva as tradições", explica o presidente do clube, Abel Martinez Domingues.

Um dos atrativos do clube é o painel em homenagem a Dom Quixote, clássico literário de Miguel de Cervantes que está completando 400 anos. A obra, que simula a fachada de um castelo medieval, tem a assinatura do artista espanhol Julio Espinoso. (Emanuel Alencar).

Atualmente, cerca de 200 famílias espanholas vivem na cidade. Mas a imigração cessou. Hoje, muitos descendentes vão tentar a vida na Espanha.

Texto de Sílvia Souza
Publicado originalmente em O Fluminense em 14/07/2005


Encontro com Espanha

Durante todo o mês de abril, Niterói celebrou a cultura espanhola, apresentando mais de 250 eventos – exposições, shows, balés, palestras, encontros com autores, lançamento de livros, teatro, cinema e gastronomia – de 35 diferentes regiões da Espanha, como a Mostra “!Mirabolante Miró”, uma retrospectiva do gênio espanhol no MAC de Niterói, uma mostra do cineasta Pedro Almodóvar, e estrelas como a grande dama do flamenco, Cristina Hoyos, que dançou com seu Ballet Flamenco de Andalucia na Praia de Icaraí


Tags:






Publicado em 11/08/2022

Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...