Em clima familiar, cerca de 20 mil pessoas foram à Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), na noite do último domingo, 14 de setembro de 2014, para acompanhar o show do cantor e compositor Milton Nascimento. O espetáculo, promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, com patrocínio da empresa Águas de Niterói, fez parte do "Circuito Quatro Estações da Música".

Com mais de 50 anos de carreira, Milton subiu ao palco, às 20h40, cantando "Bola de Meia, Bola de Gude", sendo reverenciado pelo público. Em Niterói, o artista apresentou a turnê "Milton Nascimento-Uma Travessia", relembrando sucessos – todos cantados com entusiasmo pelos presentes. "Clube da Esquina Nº 2" e "Para Lennon e McCartney" foram algumas das obras apresentadas pelo músico que interpretou, também, o clássico "Maria Maria", ao lado da cantora niteroiense Júlia Vargas, levando a grande plateia ao delírio.


Fotos de Bruno Rodrigues e Marcelo Cortez



Conhecido entre os amigos como "Bituca", Milton foi recebido pelo Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pelo vice-prefeito, Axel Grael, e pelo Secretário de Cultura Arthur Maia e fez questão de exaltar a cidade. "É um grande prazer cantar em Niterói. Aqui já morei e gravei o trabalho Clube da Esquina. Sempre que me chamarem, eu venho", garantiu sorridentemente, o ganhador de cinco Grammys.

Ao dar boas vindas à grande estrela da noite, o prefeito Rodrigo Neves, falou sobre o sucesso do Circuito Quatro Estações. "Este belo projeto tem tudo a ver com o momento de retomada da política cultural que a cidade está vivendo. A cada virada de estação, estaremos aqui, com apresentações de grandes ícones da cultura popular brasileira", destacou Neves.

Já o Secretário de Cultura, Arthur Maia, ressaltou a grande relação da cidade com a música, citando, por exemplo, o Projeto Aprendiz que, nesta gestão, saiu de 300 para quase 3 mil alunos da rede municipal de ensino público atendidos com aulas de iniciação musical. Arthur lembrou também que grande parte da banda do Milton é de Niterói e ressaltou a importância de trazer para o munícipio espetáculos nacionais de qualidade, mas que também privilegiem a classe artística niteroiense. "A ideia é trazer grandes personalidades da música nacional e dar, também, oportunidade aos artistas de Niterói, que sempre fazem a abertura da programação."

A noite musical teve início ao som da DJ niteroiense Tatá Ogan, que animou o público antes das apresentações, ao mesclar ritmos como samba, baião, xote, MPB, samba rock e afro samba. "De noite na cama", de Marisa Monte, "Disritmia", de Martinho da Vila e "Eu quero um samba", popular nas vozes de João Gilberto e Jair Rodrigues, reinaram na pickup da DJ.

O show de abertura ficou por conta da cantora Júlia Vargas, que apresentou temas da MPB, forró, músicas africanas e latinas, convidando os presentes a cantar e dançar aos embalos do popular "Caxangá" de Milton Nascimento, "Uirapuru Blues", de Claus Mózi, entre outras composições.

Segundo a cantora, que é niteroiense e afilhada artística de Milton Nascimento, lhe faltava palavras para descrever o momento. "Cantar em casa é maravilhoso. Mais ainda quando se tem a oportunidade de tocar com a sua própria banda e dividir o palco com um padrinho musical gigante, como o Milton", disse Vargas.

A segurança e a organização do evento também foram destaque. De acordo com a Coordenadora Geral do Samu, Olguimar Santos, durante e após os shows, não houve atendimentos no posto médico montado na Praia de São Francisco. A Guarda Municipal e o 12º BPM também não registraram nenhuma ocorrência durante o espetáculo.

E como já é tradição no Circuito Quatro Estações, o público atendeu ao pedido da organização e foram arrecadadas cerca de duas toneladas de alimentos, que serão distribuídos por instituições de assistência social do município.


Tags:






Publicado em 01/09/2014

Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...