A baleeira Alpha é uma embarcação esportiva para quatro remos, construída por volta de 1894, por um artesão niteroiense. O barco foi adquirido, naquele mesmo ano, por Erwin Voigt para substituir o escaler de quatro remos "Guarany", destruído durante a Revolta da Armada (1893-1894). Um ano após a aquisição da Baleeira Alpha, Erwin Voigt tornou-se presidente fundador do Grupo de Regatas Gragoatá, terceiro clube de remo do Brasil.

Com a Baleeira Alpha, o Grupo de Regatas tornou-se o primeiro clube campeão de remo do Estado do Rio de Janeiro, em competição promovida pela União de Regatas Fluminense, em 5 de junho de 1898, durante o 1° Campeonato de Remo do Rio de Janeiro. A premiação ocorreu em 14 de maio de 1899, tendo sido o Grupo agraciado com um guarda-patrão de madeira com engastes de prata.

A vitória da embarcação marcou a história do Gragoatá pois, a partir daí, definiu-se a linha náutica da agremiação esportiva, passando a ocupar posições cada vez mais destacadas no contexto da história dos esportes náuticos do Brasil.

Na época, o Grupo de Regatas situava-se à beira da baía. Com o aterro da praia em 1943, o clube perdeu o acesso ao mar e, em 1963, o remo, principal atividade do Grupo, acabou.

Atualmente, a Baleeira Alpha, protegida por tombamento, através da Lei Municipal nº 1.507/96 (Processo 110/0022/92), de 21 de maio de 1996, encontra-se na garagem do Grupo de Regatas Gragoatá, rememorando o início de uma trajetória de glórias nas atividades esportivas náuticas da cidade.


Tags:






Publicado em 07/08/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...