Tombamento municipal em 06/05/1992
Processo n° 110/0029/91 - Lei n° 1066/92

Rua São Pedro, 96 - Centro

Tombado em maio de 1992 como patrimônio cultural de Niterói, o prédio do Conservatório de Música de Niterói (CMN) é, segundo a Lei n° 1.066/92 da Câmara Municipal de Niterói, "uma das mais significativas edificações residenciais do Jardim São João".

A edificação, conhecida como Vila Joaquina, foi residência do comerciante e cônsul honorário de Portugal, Francisco Rodrigues da Cruz, fundador da Associação Comercial de Niterói e do Banco Fluminense, em 1924. Uma das mais significativas edificações residenciais do entorno do Jardim São João, sua arquitetura é bastante representativa dos primeiros anos do século XX, na área urbana central da cidade.

Implantada em centro de terreno de esquina - rua São João com Maestro Felício Toledo, a edificação possui dois pavimentos sobre porão alto. Apresenta influência romântica inglesa, com seu telhado de ardósia, beiral de madeira sustentado por pequenas mãos francesas, e mansarda circular com óculo. Possui ainda uma varanda de quina, com degraus de mármore e guarda-corpo, coberta por uma estrutura metálica semicircular. O terreno é circundado por muro com gradil metálico com delicados desenhos.

Além das aulas e cursos de instrumentos, canto, teoria musical e musicalização infantil, com frequência, suas dependências abrigam recitais de canto e de música instrumental.

História

O Conservatório de Música de Niterói é um tradicional estabelecimento privado de ensino de artes localizado na cidade, que formou, entre outros, ilustres artistas como o Mestre Affonso Gonçalves, Wilferd Berk, o violoncelista Eugén Ranevesky e os pianistas Douglas Iuri, Sérgio Monteiro e Itajara Dias.

Em 1913, renomados músicos niteroienses, como Felício Toledo, José de Castro Botelho, Hernani Bastos, Alice Amarante e Felix Cordiglia Lavalle fundaram a Sociedade Symphonica Fluminense, cuja missão era a difusão da música de concerto, conhecida também de música clássica ou erudita.

Conectados por essa ideia, instrumentistas profissionais, professores de música, amantes das artes, jornalistas, intelectuais e homens públicos promoveram o início de um grande movimento musical: a criação de uma orquestra permanente na cidade, sediada no Theatro Municipal João Caetano - TMJC, a promoção de séries de concertos e recitais com artistas nacionais e estrangeiros.

Essa ebulição cultural revelou a necessidade de se criar uma escola de música, um espaço formal de ensino de excelência para os jovens talentos que, até então, precisavam deslocar-se para a cidade do Rio de Janeiro. Foi assim que, na Assembleia Geral da Sociedade Symphonica Fluminense de 25 de janeiro de 1914, realizada no TMJC, foi fundado a Escola de Música de Niterói.

De pouso incerto, mantendo-se com os parcos recursos provindos de alunos e associados, mas fortalecida pela confiança que lhe depositavam seus dirigentes. Provisoriamente, o Conservatório funcionou na Rua Visconde do Rio Branco, n° 65, na sede da Escola Técnica Fluminense.

Em 1919, a Escola tinha cerca de 170 alunos conseguiu o valioso concurso gratuito dos professores Felício Toledo, Hernani Bastos, José Botelho, Carlos Eckardt, Estephania Leal Barroso, Carmenia de Azevedo, Guiomar Pereira, Maria Costa Velho e Mercedes Barreiras.

Nove anos mais tarde, em 18 de fevereiro de 1923 (lei 1645/1919), a primitiva escola de música foi transformada em Conservatório de Música do Estado do Rio, sob a presidência do maestro Hernani Bastos. Em 1926, Bastos foi substituído pelo maestro Felício Toledo.

Em 1965, por ato do Presidente da República foi elevado à categoria de escola de nivel superior. No dia 22 de dezembro daquele ano, por meio de um convênio, o Conservatório de Música de Niterói ficou agregado à recém-criada Universidade Federal Fluminense.

Conheça mais sobre a história do Conservatório de Música de Niterói





Tags:






Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...