A instituição Asilo Santa Leopoldina foi criada em 25 de junho de 1854, por deliberação do vice-presidente da província, João Pereira Darrigue de Faro, sendo, então, instalada num prédio no Largo da Memória, atual Praça do Rink. Tinha por finalidade abrigar, educar e instruir meninas órfãs e sua inauguração, numa solenidade festiva, contou com a presença do imperador D. Pedro II e de D. Teresa Cristina.

O prédio havia sido doado ao Asilo, com todos os móveis, pelo Comendador Bemardino Martins Ferreira de Faria, português, empreiteiro de obras e possuidor de muitos terrenos e prédios no Ingá e Fonseca.

Em 16 de setembro de 1856, mudava-se para a Rua da Praia nº 17, antiga residência do senador Bento Barros Pereira. Por algum tempo, o Asilo Santa Leopoldina esteve no Fonseca, até se instalar definitivamente em Icaraí, a 15 de janeiro de 1864. A partir de 1870, por duas décadas, o Asilo foi uma instituição rica e durante muitos anos teve como provedor Belarmino Ricardo de Siqueira, Barão de São Gonçalo. Tempos depois, o Visconde de Abaeté realizou grandes reformas administrativas, entregando a oito imãs da Ordem de São Vicente de Paulo, oriundas da França, a guarda do Asilo.

Arquitetura

O conjunto arquitetônico que, atualmente, integra a Irmandade de São Vicente de Paulo é composto por três edificações: o Asilo de Santa Leopoldina, Colégio São Vicente de Paulo e a Capela Nossa Senhora das Graças. Todos os prédios estão integrados por um amplo jardim, onde se destacam as roseiras e oito palmeiras imperiais.

O pavilhão do Asilo é uma construção de dois pavimentos sobre porão alto, de rigorosa simetria e abundante decorativismo em estuque. A entrada principal se faz através de um terraço com escada de mármore e quatro colunas coríntias. A fachada é arrematada por entablamento e platibanda, e esta última apresenta um curvamento centralizado onde lê-se o nome do Asilo e a data de 1929.

O Colégio é um outro exemplar arquitetônico de inspiração classicizante, também com dois pavimentos sobre porão alto. A porta principal, em arco pleno, é adomada por um brasão e guirlandas em estuque. As janelas que compõem o primeiro pavimento têm cercadura de cantaria. No segundo piso, as três janelas centrais se abrem para um balcão com balaustres. Coroando o edifício, um frontão triangular, onde se encontra uma escultura antropomórfica e decorativismos de livre composição. No interior do prédio, chama atenção o sóbrio e elegante saguão de entrada com sua escadaria de madeira e piso de ladrilho hidráulico.

A Capela Nossa Senhora das Graças é um prédio simples e despojado de ornatos. Na altura do coro, duas janelas em arco pleno marcam a simetria. O frontão triangular central é ladeado por outros dois frontões menores.

Localizada na rua Miguel de Frias, 123, em Icaraí, Irmandade de São Vicente de Paulo encontra-se tombada pela Prefeitura de Niterói por meio da Lei nº 1.329, de 10 de outubro de 1994. Processo 10/1717/94 - Lei n° 1.329.


Fotos recentes de Leo Zulluh



Tags:






Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...