Tombamento municipal em 04/06/2001
Lei n° 1.838/01

Tombamento estadual em 28/11/2008
Processo INEPAC E-18/1.281/2008

Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, 161 - Icaraí

O Cinema Icaraí está em frente à Praça Getúlio Vargas e apresenta elementos decorativos próprios de um art déco tardio e simplificado, com tipologia peculiar aos cinemas de sua época, onde a influência dos modismos hollywoodianos se faziam presentes.

A construção, de meados do século XX (década de 30/40) é compacta e tem quatro pavimentos, cuja fachada principal se destaca pela projeção dos dois pavimentos superiores sobre o plano dos dois inferiores, e pela varanda, que também faz o papel de marquise, com sua forma modernista.

O interior do cinema é constituído por uma entrada, onde estão localizados o acesso à platéia, a bomboniere e a bilheteria. A platéia possui decoração simples e juntamente com o balcão tem uma capacidade de 811 lugares. Os banheiros estão localizados no andar intermediário. No andar superior situam-se o balcão e a cabine de projeção.

Em 2006, a lei municipal 2381 alterou a lei de tombamento do Cinema Icaraí. Contudo, o Poder Executivo Municipal vetou-a e o Ministério Público Estadual a considerou inconstitucional.

O Cinema Icaraí está fechado desde 2006, mas graças ao acordo realizado entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, em 2014 uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) venceu o Concurso de Ideias do Cinema Icaraí. O objetivo do concurso era selecionar a melhor proposta de projeto para recuperação e revitalização arquitetônica do prédio. No dia 10 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Niterói lançou o edital de licitação para o início da esperada obra do Cinema Icaraí.











Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...