Tombamento estadual em 02/08/2007
Processo INEPAC E-18/000.966/2007

Av. Quintino Bocaiúva, 115 - Charitas

Em Janeiro de 1851, o Governo Imperial alugou um grande prédio na enseada de Jurujuba para recolher marítimos com febre amarela sob o controle da Junta Central de Higiene Pública presidida pelo dr. Paula Cândido, tendo início o Lazareto de Jurujuba.

Trata-se de um conjunto de edificações, com aproximadamente 3.000 m² de área construída, implatado em local privilegiado voltado para a enseada da baía de Guanabara, no alto de uma elevação rochosa.

Construído em um platô sustentado por forte muro de arrimo, destaca-se no conjunto o pavilhão central de feição neoclássica. Na encosta do Morro do Preventório, que constitui o entorno imediato do bem tombado, há forte adensamento populacional.

Em 1853, após reforma e ampliação do prédio já existente, foi inaugurado o Hospital Marítimo Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel. O sanitarista Francisco de Paula Cândido instalou e começou a dirigir a instituição. Em sua homenagem, não só o hospital mas todas as instalações que o lugar abrigou, passaram a se chamar, em 1898, Paula Cândido.

O Hospital foi criado para abrigar e manter isolados doentes recolhidos nos navios que aportavam na Baía de Guanabara, portadores de varíola, febre amarela e cólera. Recebia também doentes das redondezas e desempenhou importante papel devido as constantes epidemias até o início do século XX.

Posteriormente o hospital foi transformado em Preventório para abrigar crianças necessitadas de isolamento de contato tuberculoso. Nas suas dependências, mais tarde, foi estabelecida a Escola de Enfermagem e o Educandário Paula Cândido, destinado a crianças carentes.

A partir de então esses dois personagens tornam-se referância na história do complexo, ainda hoje conhecido como 'Casa da Princesa'.











Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...