Tombamento estadual em 20/06/1983
Process INEPAC E-03/13.574/80

Rua Maestro Felício Toledo, 474 - Centro

Palacete situado na Rua Maestro Felício Toledo, 474, construído em 1921 para residência do advogado e politico Norival de Freitas que, que apesar de seu estilo eclético romântico, ganha importância como evocação das vilas europeias do século XIX. Suas características morfológicas e estilísticas correspondem às de outras edificações do mesmo período, dentre as quais pode ser considerada como exemplar muito representativo.

A imponência da edificação em dois pavimentos é suavizada pela delicadeza dos ornamentos, plenos de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Seu interior é decorado com pinturas pouchoir*, revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria art nouveau**. O torreão possui beiral sustentado por singulares mãos francesas em madeira.

A escada de acesso e estrutura das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição "Notre Rêve" (Nosso Sonho), fazendo com que o edifício seja também conhecido como Solar Notre Rêve.

Desapropriado pela Prefeitura em 1979 (Decreto nº 3.197/79), foi parcialmente destruído por incêndio em 1984. Em 1988, esta realizou uma reforma e o prédio serviu por alguns anos como Centro Cultural. Abandonado desde o fim os últimos anos do século passado, atualmente a Fundação de Arte de Niterói se dedica a um projeto de restauração.

Norival de Freitas

Norival de Freitas, seu proprietário, foi homem de grande projeção política na primeira metade do século XX. Foi vereador, deputado estadual e federal por diversas legislaturas e, por isso, comenta-se que o Solar Notre Rêve foi testemunha de fatos importantes da vida política e social da cidade, abrigando diversas personalidades ilustres e nomes já incorporados à nossa história. O Solar torna-se assim um marco na história da cidade, e um dos últimos exemplares arquitetônicos de uma época de grandes transformações na cidade.

A área urbana onde está localizado o prédio é marcada pela presença de outros monumentos e conjuntos significativos sob o ponto de vista do espaço cultural, tais como o Jardim São João, o Conservatório Musical, representativo exemplar niteroiense do romantismo arquitetônico, um sobrado ao lado do Notre Rêve, a sede da antiga Câmara Municipal (edificação neoclássica), atualmente sede da Secretaria de Educação, e a Igreja Matriz de São João.

Com seu restauro e posterior transformação em Centro Cultural, além de uma ação positiva com referência ao imóvel - que seria objeto de reciclagem condizente com suas próprias características e visando importante uso social - haveria proveito também para o meio urbano pela contribuição prestada para sua revitalização e adensamento de sua relevância cultural. O tombamento do Solar foi um valioso marco inicial de um processo de preservação do espaço urbano, cujas características memorizam a vida da cidade.

* Técnica de estêncil.
** Estilo que emprega elementos curvos e florais.











Publicado em 12/11/2013
Palacete São Domingos ou da Praia Grande
A Compra do Palacete Leia mais ...
Capela de Nossa Senhora da Conceição Leia mais ...
Paróquia de São Francisco Xavier Leia Mais ...