O Museu Janete Costa de Arte Popular tem o objetivo de ampliar a divulgação da cultura popular brasileira. Situado em dois sobrados do século XIX, com fachadas tipicamente neo-clássicas, o Museu é localizado na cidade de Niterói - no bairro do Ingá; e abriga o nome de uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, Janete Costa; que viveu parte de sua vida na cidade. A reforma dos imóveis e restauração da fachada tombada, ficaram a cargo do filho Mario Costa Santos.

Sem fazer distinção das diferentes classificações dentro do mundo das artes, Janete Costa admirava a arte em si e afirmava que "para entender a arte é preciso aprender a olhá-la”. E foi com esta crença que a própria Janete sugeriu a idéia da construção de um museu de arte popular. Mas antes de ver sua idéia realizada, a renomada arquiteta de interiores faleceu, deixando um legado de muitas artes, em sua coleção, e histórias populares.

Inaugurado no dia 15 de dezembro de 2012, o Museu de Arte Popular abrigou a exposição "Janete Costa - Um Olhar”, cujo curador, Mario Costa Santos (filho de Janete), teve o objetivo de proporcionar aos espectadores "um passeio pelo Brasil e sua diversidade, uma explosão criativa exposta num labirinto de obras de arte, onde cada peça surpreende e revela regionalidade, expressando a cultura e brasilidade”. O Museu foi fechado no início de 2013 para requalificação do espaço interno e reaberto em julho do mesmo ano com três exposições: "Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História", "Santeiros Populares Paulistas" (ambas em homenagem à Jornada Mundial da Juventude) e "Contraponto", que reúniu 10 peças do artista popular de Búzios, Mudinho da Praia Rasa em diálogo com 10 quadros da coleção do Museu Internacional de Arte Naïf.


    A Reforma, segundo Luciana Tamaki, da revista Arquitetura e Urbanismo

    Foi feita uma consultoria para o restauro da fachada neoclássica, que reconstituiu frisos, adornos e outros detalhes, além do estudo de cores para trazer de volta as cores originais. A fachada é preservada como uma Apau (Área de Preservação de Ambiente Urbano).

    O imóvel, que era uma residência, era acreditado como dois sobrados geminados. Durante a reforma, conta Mario Costa Santos, descobriu-se que se tratava de uma casa única, que foi posteriormente dividida por arcos. Santos, então, mudou o projeto durante a obra, para preservar os arcos, modificando as passagens entre os ambientes.

    Todas as paredes foram derrubadas, com exceção das paredes autoportantes, feitas de pedra: as quatro externas e a parede central que une as duas metades da casa, uma parede de pedra com 60 cm de espessura. Não foi preciso reforço estrutural, devido à generosidade do dimensionamento da estrutura.

    O projeto estabeleceu uma nova laje para o andar superior, de concreto pré-fabricado, em substituição aos barrotes de madeira, deteriorados pelos cupins. Os mezaninos não se encostam, formando vãos que permitem a visão de todo o pé-direito, e, consequentemente, que a luz percorra os dois andares da edificação.

    Dentro do terreno da casa foi construído um anexo, que abriga um café, uma loja e administração. "Ele é todo em alvenaria, para deixar bem à mostra o confronto entre o antigo e o contemporâneo, para ficar entendido o que foi feito hoje e o que já existia. É um museu às claras", explica Santos.


Os vizinhos bairros do Ingá e São Domingos são presenteados com mais quatro grandes espaços culturais, constituindo um circuito de museus niteroienses. Ao lado do famoso MAC (Museu de Arte Contemporânea), do Palácio do Ingá (antiga sede do governo do Estado do Rio), do Solar do Jambeiro e também do Museu Antônio Parreiras; o Museu Janete Costa complementa o roteiro artístico, trazendo além de artes populares, histórias expressadas através destas artes, das várias regiões do Brasil.

O Museu Janete Costa está localizado na rua Presidente Domiciano, 178-182 - São Domingos - Niterói. Distribuído em uma área dupla de aproximadamente 1.400m² (no prédio sede e no anexo), o espaço cultural possui um ateliê para artistas populares, aberto à vista do público, além do glorioso espaço arquitetônico projetado por Mário Santos, seu filho e também arquiteto.

SERVIÇO

Reabertura: Quarta-feira, 10 de Junho de 2013, às 19h

Horário de funcionamento
De terça a domingo, de 10h às 17h.

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 a 182, São Domingos

O Prefeito Rodrigo Neves, o secretário de Cultura Arthur Maia e o subsecretário Cultural Cláudio Salles em visita técnica ao Museu Janete Costa. Foto de Leo Zulluh. Clique para ampliar





Tags:






Publicado em 10/07/2013

Museu Janete Costa inaugura exposição 'Léa: Negra Atriz da Liberdade' De 12 de março a 12 de maio
Obras de Maria Puppim Buzanovsky Leia mais ...
Obra de Jorge Brito Leia mais ...
Obras de Jaime Nicola de Oliveira Leia mais ...
Obra de Bia Araújo Leia mais ...
Obra de Jéssica Morais Leia mais ...
Obra de Letícia Simões Leia mais ...
Obras de Antonio Jader Pereira dos Santos Leia mais ...
Raimundo Soares Cavalcante (Mestre Dico) Leia mais ...