"Janete Costa, com propriedade, não fazia diferença entre arte popular e erudita, arte popular e arte contemporânea. Ela procurava qualidade e expressão; com seu olhar sensível e experiente, sabia ver e nos ensinar quando estávamos diante de uma obra excepcional.

    Portanto, nada mais merecido que emprestar o nome de Janete Costa a este Museu, com suas áreas amplas, ateliê para artistas populares trabalharem à vista do público, espaços arquitetônicos pensados por Mario Santos para abrigar nossos artistas do povo.

    Niterói eleva-se com esta realização. Temos o Museu de Arte Contemporânea, com a arquitetura genial de Oscar Niemeyer; o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, Palácio do Ingá; na antiga residência do grande pintor paisagista Antônio Parreiras, seu museu Uma mulher generosa12 monográfico; um pouco mais adiante, o Solar do Jambeiro, que abriga a coleção Quirino e Hilda Campofiorito, e, diante dele, o Museu Janete Costa de Arte Popular. Todas essas instituições encontram-se sediadas no mesmo bairro, formando, assim, um interessante circuito de museus, um verdadeiro passeio artístico."


    Claudio Valério Teixeira, Secretário de Cultura de Niterói, dezembro de 2012


Leia também: Memória: Museu Janete Costa será inaugurado esta semana



    "O Museu Janete Costa, fica a apenas cinco minutos do MAC e vai funcionar como um poderoso complemento aos visitantes deste. Será possível ver a arquitetura de Oscar Niemeyer e também a arquitetura brasileira do século XIX; será possível, em uma mesma visita, apreciar a criatividade de nossos artistas contemporâneos e a criatividade dos nossos artistas populares de hoje e de tempos atrás.

    Queremos, especialmente, que a parcela da população de Niterói que ainda não conhece as manifestações artísticas de várias regiões brasileiras possa se familiarizar com elas. É uma forma de fazer crescer ainda mais, em cada um de nós, o orgulho de pertencer a este grande país e fazer parte deste povo tão especial.

    A ideia da criação do novo museu de Niterói saiu da cabeça de Janete, a quem a cidade fica devendo esta iniciativa. E, ao batizá-lo com o seu nome, estamos homenageando o brilhantismo, a ousadia, a criatividade, a originalidade e a inteligência da mulher genial e querida que ela foi."


    Jorge Roberto Silveira, Prefeito de Niterói, dezembro de 2012




    "Falar de arte e artesanato brasileiros é falar da Janete. Falar da Janete é lembrar-se de uma mulher que, com sua humildade, abria portas sempre, construindo e aglutinando com determinação e intuição. Ela era tudo ao mesmo tempo. De maneira genial misturava emoção com razão, trabalho e lazer, popular e erudito, paixão e técnica em tudo que fazia.

    Corajosa, ela nos ensinou que a insegurança proporciona o questionamento que provoca a curiosidade que resulta em conhecimento. “Não se pode gostar de algo que não se entenda e conheça bem”, dizia ela, como lembra Geraldo Costa, seu irmão.

    Nasceu no interior e venceu. Curiosa, conheceu o mundo, e quanto mais descobria e aprendia, mais valorizava suas raízes. Fez escola em arquitetura de interiores trazendo de volta o Brasil para o interior da casa brasileira. Sempre acordada e pronta a ajudar, Janete queria resolver o mundo. E, sem descuidar de sua trajetória profissional, era mulher, esposa, mestra, amiga e acima de tudo uma GRANDE MÃE."


    Seus filhos, Claudia, Lúcia, Mario, Roberta








Publicado em 10/07/2013

Museu Janete Costa inaugura exposição 'Léa: Negra Atriz da Liberdade' De 12 de março a 12 de maio
Obras de Maria Puppim Buzanovsky Leia mais ...
Obra de Jorge Brito Leia mais ...
Obras de Jaime Nicola de Oliveira Leia mais ...
Obra de Bia Araújo Leia mais ...
Obra de Jéssica Morais Leia mais ...
Obra de Letícia Simões Leia mais ...
Obras de Antonio Jader Pereira dos Santos Leia mais ...
Raimundo Soares Cavalcante (Mestre Dico) Leia mais ...