O Museu Janete Costa de Arte Popular (MJCAP) abre ao público, no dia 16 de junho de 2021, quarta-feira, a partir das 11h, a exposição "Tudo que move é sagrado", que apresenta sessenta obras de trinta artistas brasileiros, com técnicas diversas. Com curadoria assinada por Jorge Mendes, a mostra fica em cartaz até 17 de abril de 2022.

Nas peças, recursos manuais, manivelas, motores e vento evidenciam a dinâmica do movimento, justificando o nome da mostra, que é dividida em cinco setores integrados no andar térreo do Museu.

"É com enorme emoção que iremos inaugurar esta nova exposição, que, mais uma vez, tem como pano de fundo um tema bem atual que dialoga com este momento tão delicado que estamos vivendo: a dificuldade de nos mover e respirar. A exposição está lúdica e colorida e isso se torna um convite também para as crianças virem nos visitar. Para que todos se sintam seguros, o Museu está respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19", explica Daniela Magalhães, Diretora do MJCAP.

Logo na entrada, o público vai poder ver um barco do mestre Fida, seguido de uma grande escultura de sinaleiro confeccionada pelo mestre Laurentino Rosa dos Santos, referência na arte popular brasileira. Em seguida, cinco cataventos com temáticas diversas e elaborados pelos mestres Zezinho de Arapiraca, Lampião, Zé de China, Kito Catavento e Darci de Resende.

No setor 2, são expostas quinze obras, entre brinquedos e esculturas, feitas por artistas diferentes, onde são utilizados recursos variados, com o intuito de proporcionar movimento e vida aos trabalhos.

O setor seguinte, intitulado ‘Mestre do movimento’, faz uma homenagem ao artista e ceramista de Niterói, Adalton Fernandes, falecido em 2006, e considerado um dos grandes mestres nesse tipo de trabalho. Suas obras pertencem a coleções particulares e se encontram em vários museus. As cenas criadas por esse inventivo escultor são dotadas de movimento e retratam a vida urbana: festas e atividades do povo.


Fotos de Leo Zulluh



Seguindo o percurso, o visitante vai se deparar com ‘Dança dos ventos’, homenageando Iansã.

Por fim, tem o ‘Teatro de mamulengo’, com a instalação de seis pequenas barracas, inspiradas no formato utilizado no município de Glória do Goita, em Pernambuco, onde estão presentes os trabalhos dos mestres Miro Solon, Saúba, Tonho, Titinha, Bel e Bila.

“Em momento tão difícil na história da humanidade, quando as dificuldades de nos mover e respirar nos fazem refletir sobre os valores da vida, a arte inspira e traz esperança em dias melhores”, finaliza o curador.

No dia da abertura, o público poderá assistir, somente via facebook e instagram @museujanetecosta, a uma apresentação da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, às 18h, gravada anteriormente no espaço expositivo. Trata-se de uma ação integrada com o Museu Janete Costa e propõe novas percepções para a exposição "Tudo que move é sagrado". Uma experiência plural capaz de despertar reflexões através dos corpos de diferentes bailarinos.

Protocolos sanitários

Controle de acesso, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras, presença de álcool em gel, tapetes sanitizantes e painel de acrílico, na recepção, para proteção dos visitantes e funcionários.


Fotos de Leo Zulluh



SERVIÇO

Abertura da exposição "Tudo que move é sagrado", curadoria de Jorge Mendes
Data: Quarta-feira, 16 de junho de 2021, a partir das 11h
Visitação: Até 17 de abril de 2022, de terça a domingo, das 11h às 16h
Entrada gratuita

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói-RJ
Telefone: (21) 3617-7736


Tags:






Publicado em 11/06/2021

Museu Janete Costa inaugura exposição 'Léa: Negra Atriz da Liberdade' De 12 de março a 12 de maio
Obras de Maria Puppim Buzanovsky Leia mais ...
Obra de Jorge Brito Leia mais ...
Obras de Jaime Nicola de Oliveira Leia mais ...
Obra de Bia Araújo Leia mais ...
Obra de Jéssica Morais Leia mais ...
Obra de Letícia Simões Leia mais ...
Obras de Antonio Jader Pereira dos Santos Leia mais ...
Raimundo Soares Cavalcante (Mestre Dico) Leia mais ...