Reconhecer a produção e promover visibilidade à Arte Cerâmica feita por artistas niteroienses. Esse é o objetivo da exposição Bendito Fruto Cerâmico que o Museu Janete Costa de Arte Popular inaugura na quarta-feira, 12 de abril. Com 36 obras de 21 artistas, a mostra, que homenageia a ceramista Keiko Mayama, tem a curadoria de Silvana Baierl e a expografia de Jorge Mendes.

Artistas - Alberto Vianna, Lisiane, Angela Mello, Luciana Abreu, Anna Cris, M. Clara Alexandrisky, Bia Araujo, Michele Rocha, Conchita Bijoux, Nina Alexandrisky, Danielle Costa, Pati França, Jessica Morais, Regina Brito, Katia Amorim, Letícia Simões, Selma Brito, Sonia Maria, Lídia Santa Ana e Suen.

Artista Homenageada

Keiko Mayama praticamente introduziu a Arte Cerâmica em Niterói, sendo uma das pioneiras da geração de uma cultura voltada para esta categoria artística, na cidade. Nascida no Japão, formou-se em literatura em Tóquio, estudou Arte Cerâmica na Escola Politécnica Sir John Cass, em Londres-Inglaterra, e aprimorou-se em cerâmica artística no Tajimi Design and Research Institute, no Japão. Reside no Brasil desde 1979, onde estudou escultura no Museu do Ingá, além de estudar desenho e pintura. A artista participou de exposições coletivas e realizou várias individuais.

Atuou como professora de cerâmica em vários espaços culturais e escolas, além de promover oficinas de cerâmica dentro e fora do próprio ateliê. Ocupou a presidência da Associação dos Ceramistas do Rio de Janeiro, entidade na qual promoveu eventos, oficinas, palestras e exposições de cerâmica artística.

Formada em Arteterapia, atuou diretamente em trabalhos sociais, ensinando Arte Cerâmica em comunidades menos favorecidas e, durante seis anos, trabalhou com deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, frequentou o curso de extensão da UFF-Universidade Federal Fluminense de Terapia Expressiva, no Hospital Antônio Pedro, em Niterói, como voluntária, aplicando terapia expressiva para pacientes da seção de Oncologia. Trabalhou também com crianças na Casa Maria de Magdala, e com idosos na Casa Convívio.

Atualmente, dedica-se à oficina de cerámica do Instituto Municipal de Assistência a Saúde Nise da Silveira, Museu de Imagem do Inconsciente. O Atelier Keiko Mayama é uma referência, em Niterói, sendo ponto de encontro de ceramistas e artistas plásticos.

Obras







Foto de capa: 'Bendito Fruto Cerâmico', peça criada especialmente para ser o símbolo da exposição, pela Mestra Keiko Mayama. 8 cm de diâmetro x 9 cm de altura. Argila modelada manualmente e em torno, queima de biscoito a 900 graus. Em foto de Gabriel Mansur.


Serviço

Bendito - Fruto Cerâmico 2023
Exposição de ceramistas de Niterói
De 12 de abril a 12 de junho de 2023
Expografia: Jorge Mendes
Curadoria: Silvana Baierl

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - Boa Viagem, Niterói








Publicado em 10/04/2023

Museu Janete Costa promove edição do 'Uma Noite no Museu' Quinta, 20 de junho
"O bicho tá pegando" debate a crise ambiental no Janete Costa De 05 de junho a 20 de outubro
Obras de Maria Puppim Buzanovsky Leia mais ...
Obra de Jorge Brito Leia mais ...
Obras de Jaime Nicola de Oliveira Leia mais ...
Obra de Bia Araújo Leia mais ...
Obra de Jéssica Morais Leia mais ...
Obra de Letícia Simões Leia mais ...
Obras de Antonio Jader Pereira dos Santos Leia mais ...