Museu Janete Costa de Arte Popular recebe "O Infinito em Cores", expo que reúne mais de 50 anos da arte de Julius Gorke, artista grego, famoso pelo uso de cores e formas geométricas em suas pinturas, e que viu em Niterói inspiração criativa para suas obras.

Cor, potência e vivacidade. A partir de sexta-feira, dia 22 de setembro de 2023, a essência do artista Julius Gorke colore o Museu Janete Costa de Arte Popular com a exposição "O Infinito em Cores". A mostra apresenta 50 anos de trabalho dedicados ao modernismo e a história particular deste artista que viu Niterói como uma de suas maiores inspirações. A mostra fica aberta à visitação até 22 de outubro.

Da Grécia para a nossa cidade, Julius Gorke, nascido em 1912, na Thessonalica, buscou traduzir na arte o conforto e a emoção que encontrou ao seu redor. A natureza do sítio no Badu, onde o ateliê do artista se localizava, junto às belas praias e montanhas da cidade, ofereceram as cores e os contrastes para os espaços cromáticos e geométricos de suas criações.

As pinturas, que transitam entre o figurativo e o abstrato, o orgânico e o geométrico, demonstram toda a força e expressividade que nenhum obstáculo físico ou emocional foi capaz de conter. Reconhecemos Picasso, Cézanne, Van Gogh, Klee, entre outros grandes gênios da pintura mundial em potentes influências ou sutis menções implícitas em constelações cromáticas.

Em "O Infinito em Cores", o público também poderá conhecer mais sobre a trajetória de Glorke. Nascido na Grécia, o pintor se mudou para a Alemanha durante a década de 1920, período chave para a arte expressionista e o florescimento do modernismo.

Em 1930, o artista fixa residência em Niterói e aqui permanece até seu falecimento em 1984. Glorke também viveu uma história de superação frente à doença que o paralisou gradativamente do quadril aos pés. Hoje, grande parte de sua propriedade pertence à Associação Pestalozzi de Niterói, instituição que realiza um trabalho dedicado à pessoas com deficiências físicas e intelectuais.





Serviço

O Infinito em Cores
Abertura: Sexta-feira, dia 22 de setembro de 2023
Horário: 18h

Visitação: 22 de setembro a 22 de outubro de 2023
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Evento gratuito
Classificação: livre

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 23/09/2023

Museu Janete Costa promove edição do 'Uma Noite no Museu' Quinta, 20 de junho
"O bicho tá pegando" debate a crise ambiental no Janete Costa De 05 de junho a 20 de outubro
Obras de Maria Puppim Buzanovsky Leia mais ...
Obra de Jorge Brito Leia mais ...
Obras de Jaime Nicola de Oliveira Leia mais ...
Obra de Bia Araújo Leia mais ...
Obra de Jéssica Morais Leia mais ...
Obra de Letícia Simões Leia mais ...
Obras de Antonio Jader Pereira dos Santos Leia mais ...