Para a reinauguração do Museu Janete Costa de Arte Popular, a Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta a exposição "Contraponto". As visitações se estenderão até o dia 03 de novembro de 2013.
"Contraponto" apresenta esculturas do artista Mudinho da Praia Rasa, do acervo do Museu de História e Artes do Rio de Janeiro, e de pinturas de artistas brasileiros provenientes do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf - MIAN, do Rio de Janeiro. A curadoria está a cargo do Prof. Wallace de Deus Barbosa (PPCULT-IACS-UFF) e propõe um diálogo pictórico entre as obras de Mudinho, do acervo do Museu do Ingá em Niterói, e as telas do MIAN.
A abertura será realizada na quarta-feira, 10 de julho, às 19h e as peças estarão expostas no segundo andar do edifício. Paralelamente, o Museu abrigará, até 31 de julho, as exposições temporárias
"A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História" e "Santeiros Populares Paulistas".
A obra do célebre artista popular Mudinho, do litoral norte fluminense, evoca imagens de uma territorialidade poética, que a aproxima de outros importantes expoentes da arte popular brasileira, tais como Chico Tabibuia, de Barra de São João e Gabriel Joaquim dos Santos, de São Pedro da Aldeia.
As imagens deste imaginário poético popular são refletidas nas telas de artistas naïves, como Gerson, Zizi Sapateiro, Ermelinda, Grauben, Lea, Kleber A. e Isabel de Jesus. A exposição compõe o conjunto das mostras que marcam a reabertura do Museu Janete Costa de Arte Popular e conta com o apoio do Museu de História e Artes do Rio de Janeiro, do Museu Internacional de Arte Naïf, e do LOAS - Laboratório de Observação das Artes e dos Saberes (IACS-UFF) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades - PPCULT (UFF).
Leia também:
"A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História" e "Santeiros Populares Paulistas"
"Reabertura do Museu Janete Costa de Arte Popular"
Mudinho
|
Clique para ampliar |
Seu nome era Manoel Ribeiro da Costa e ficou conhecido como o "Mudinho da Praia Rasa" em função de dificuldades de audição e de fala.
Nascido e criado na comunidade de pescadores da Rasa, antigo quilombo que se transformou num bairro de Búzios, Mudinho acabou se tornando um dos artistas populares de maior destaque dos anos 1970, época de resgate dos valores culturais perdidos na Região dos Lagos. Superou a surdez expressando-se através de originais esculturas em madeira que colhia dos troncos abandonados de barcos velhos nas praias, transformando-os em arte de santos, totens e animais. Sua obra já circulou diversas cidades brasileiras e também foi exibida na Europa.
O MIAN e a Arte Naïf
|
Clique para ampliar |
O termo "Arte Naif" deria do francês e aparece no vocabulário artístico como sinônimo de arte ingênua, original. Em geral, é produzida por autodidatas que não tem formação culta no campo das artes. Sua marca seria a ausência de técnicas usuais aliada a visão “ingênua” do mundo, refletida em sua técnica e temática. As cores brilhantes e alegres, a relativa simplificação dos elementos decorativos, a visão poética da natureza e a aversão aos espaços vazios (horror vacui), são alguns dos seus traços mais característicos.
Museu Janete Costa, a "casa da arte popular" em Niterói
O Projeto de criação do Museu Janete Costa de Arte Popular foi concebido pelo próprio filho de Janete: o arquiteto Mario Costa Santos que idealizou a reforma do espaço que homenageia sua mãe, Janete - precursora na apreciação e na valorização das artes e da cultura popular brasileira. O Museu Janete Costa de Arte Popular é uma "casa". O antigo casarão neoclássico, construído em 1862, foi restaurado e representa um típico sobrado português do século XIX.
A construção teve suas paredes internas descascadas e suas fachadas totalmente restauradas. Mantidos fragmentos originais dos ornamentos em relevo como testemunhos da edificação original, o Projeto pôs à mostra a grandiosidade do prédio, bem como a rusticidade e a beleza das cores e texturas da construção, que cria o ambiente necessário para o acolhimento de seus visitantes: suas artes, seus modos de vida, suas histórias.
O Museu Janete Costa tem assim um duplo comprometimento, que é o de honrar o nome de sua patrona, a imponência de sua edificação e a importância de sua missão: tornar-se a “casa” da arte popular em Niterói, dos artistas populares brasileiros e dos amantes da cultura popular. Oxalá, o nome, o prédio e a missão caminhem juntos de modo venturoso na promoção de nossas mais expressivas criações.
Wallace de Deus Barbosa - curador
SERVIÇO
Exposição "Contraponto"
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Abertura: Quarta-feira, 10 de Junho de 2013, às 19h
Visitação: Até 03 de novembro de 2013
Horário de funcionamento
De terça a domingo, de 10h às 18h
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 a 182, São Domingos
Tags: